Do tanque para as ruas
Rosângela Vale
É quase lei. Todo verão traz uma novidade que vira mania entre as moçoilas. Quem é que não se lembra dos anéis para os pés ou da tatuagem de henna das estações passadas? Pois bem, a mania dessa temporada já subiu à cabeça das meninas. Imitando as antigas lavadeiras e as imigrantes italianas revividas na novela Terra Nostra, a onda agora é usar lenço nos cabelos.
Mas a semelhança entre o visual de Leonora (personagem de Lu Grimaldi) e o das ragazze atuais é apenas mera coincidência. É que o adereço apareceu bem antes da trama de Benedito Rui Barbosa entrar no ar. Mais especificamente, no verão do hemisfério Norte. Para chegar em território tupiniquim, foi apenas uma questão de tempo. Às mais antenadas restou esperar pacientemente ou usar a criatividade.
Vi o lencinho em revistas internacionais. Achei diferente, estava querendo mudar meu estilo. Procurei em Londrina, mas não achei. Então resolvi mandar fazer um de cada cor, lembra Cíntia Antunes, 22 anos, que teve que pagar um preço pelo seu pioneirismo. Quando andava pelo shopping, parecia que eu era um ET. Todo mundo olhava. Hoje, já virou febre, diz. Para o dia-a-dia, ela prefere os modelos lisos, de seda; à noite, investe nos de paetês. O uso do acessório requer alguns cuidados. Nada pode chamar mais atenção que ele, ensina Cíntia.
Na hora da produção, existem regras que devem ser cumpridas para garantir um visual moderno. O lenço não pode ficar no meio da testa e deve ser usado sempre com os cabelos soltos, de preferência fios curtos e médios. Também não funciona para cabelos encaracolados, explica Priscila Sachetim Pauliv, 21 anos. Segundo ela, o lencinho precisa ter o corte certo: pequeno e triangular, para evitar as dobras. Nas lojas, a versão moderninha do adereço vem com esse padrão, que facilita na hora de amarrar.
A modelo Karla Carolina Souza Leite tem vários modelos e não dispensa inclusive as bandanas. A única ressalva que faz é na hora de amarrá-las. Tem que ser por baixo do cabelo, senão fica parecendo motoqueiro da Harley Davidson. E sempre deixando metade da orelha para fora, observa. Para ela, o uso correto do acessório para garantir um visual moderno depende da roupa escolhida. Se for um vestidinho soltinho, vai parecer uma lavadeira de verdade, avisa.Lisos, estampados ou de crochê, os lencinhos fazem a cabeça das meninas nesse verão
Fotos: Paulo WolfgangQuando a moda ainda não tinha desembarcado por aqui, Cíntia não teve dúvidas: mandou fazer um lencinho de cada corO acessório em três versões: de crochê, da Colcci (à esquerda) e da Virhus (acima)...... e de paetês, da ZoompArquivo pessoalACESSÓRIOA modelo Karla com um dos modelos de seu acervo: para ela, o uso correto do lencinho depende da roupa escolhida





