– Escolha fantasias confeccionadas com tecidos leves, de preferência de algodão, livre de cordões, faixas, ou qualquer tipo de adereços soltos. Em caso de capas de super-heróis ou vilões, certifique-se que elas não ultrapassem a altura da cintura da criança. Assim, não haverá risco do ‘‘herói’’ ou outras crianças tropeçarem ou sofrerem quedas.
– Substitua as máscaras por pintura facial. Há no mercado uma variedade de tinta-maquiagem, antialérgica, específica para o uso infantil, que não intoxica nem escorre no rosto em caso de suor.
– Balões de látex ou bexiga são um ótimo divertimento para as crianças, mas somente enquanto estão inteiras. Pedaços de bexigas estouradas, se ingeridas, podem sufocar os pequenos, assim, não permita que as crianças encham as bexigas ou coloquem na boca pedaços do látex, depois de estouradas.
– A tradicional brincadeira de jogar confetes entre os foliões deve ser monitorada constantemente por um adulto. Crianças pequenas, principalmente, podem se sufocar rapidamente com um punhado de confetes.
– Brinquedos sonoros muito altos, como cornetas, apitos, entre outros, podem prejudicar a audição das crianças. Evite.
– Nos bailes de salão, não se afaste dos pequenos. Há riscos de a criança se perder em espaços muito grandes e desconhecidos.
– Não descuide da hidratação da criança, oferecendo água e sucos enquanto durar a brincadeira. Não espere a criança pedir líquidos. Envolvida na brincadeira, ela esquece de beber água e se desidrata muito rapidamente.

mockup