A coordenadora pedagógica Cristiani Arazawa Pinto de Oliveira matriculou a filha Julia na escola pouco antes dela completar 2 anos. "Foi muito tranquila essa etapa de adaptação. Mas confesso que fiquei um pouco chateada. Ela falou tchau mamãe e foi com a professora. Os pais ficam com essa ansiedade de cortar o vínculo'", relembra.

Cristiani conta que conversou bastante com a filha – hoje com 6 anos - antes de levá-la para o primeiro dia de aula e considera que esse diálogo foi fundamental para a adaptação de Julia. "Expliquei que ela ia para a escola, que estaria em contato com novos amiguinhos e que iria brincar bastante."

Segundo Cristiani, saber que a filha estava feliz com o ambiente escolar também a deixou mais tranquila. "No trajeto para a casa ela sempre me conta o que aprendeu e como foi na escola. Além disso, ela gosta de brincar que está dando aula para as bonecas. Esta é uma forma de eu conseguir ver como ela aprende, como as coisas são ensinadas e a maneira como ela está sendo tratada na escola." (B.Q.)

Imagem ilustrativa da imagem Diálogo e confiança
| Foto: Foto: Saulo Ohara
"Ela falou tchau mamãe e foi com a professora", diz Cristiani de Oliveira ao relembrar os primeiros dias da filha Julia na educação infantil, há quatro anos
mockup