Que mulher nunca foi convidada para um chá de cozinha em que as participantes presenteiam a noiva com objetos para casa? Em que a noiva tem que descobrir o conteúdo dos pacotes e se não acertar é ''castigada''? O tradicional evento, no entanto, aos poucos está saindo de cena e abrindo espaço para festas mais modernas e descontraídas.
A professora de pilates Ana Paula Ribeiro Lago está com o casamento marcado para outubro e já está organizando um evento para reunir as amigas. Mas a sua opção foi realizar um chá de lingerie. ''Eu e meu noivo queremos montar a casa juntos. Ele adora cozinhar e quer escolher tudo comigo. Hoje em dia as relações são de igualdade e, na maioria dos casos, a mulher não fica em casa cozinhando para o marido. Então não há necessidade de presentear somente ela com esses itens'', afirma.
Após oito anos de namoro, Ana Paula decidiu oficializar a união com o designer Fábio Gioffre. E, desde que marcou o casamento, não teve dúvidas de que queria fazer um chá de lingerie. ''Somente a mulher pode levar a feminilidade, o romantismo e a sedução para o relacionamento'', pontua, ressaltando que não fez lista em nenhuma loja. ''Quero deixar as convidadas à vontade. Com isso, vou perceber a forma como elas me veem'', diz. Para Ana Paula, o importante é passar um momento agradável com as amigas.
A administradora e turismóloga Ana Paula Vivan também vai reunir os amigos em um evento mais descontraído. Ela e o noivo, o supervisor de estoque Luiz Guilherme Cazarim, que estão juntos há seis anos, serão os anfitriões de um chá bar, que está sendo organizado pelos amigos do casal. ''Adoramos a iniciativa. Ainda não sabemos o que eles vão fazer, mas com certeza será muito divertido'', afirmam.
A festa - que será durante o dia em uma chácara e regada a churrasco e bebibas - não será um evento restrito para as mulheres. ''Gostei da ideia. É legal poder participar e reunir os meus amigos também'', ressalta Luiz Guilherme. Entusiasmado, o próprio casal está preparando os convites, a decoração e as lembranças do chá bar.
Em alta
O chá de lingerie está realmente em alta, tanto que as lojas estão se adequando para atender a demanda. Uma novidade é a lista de presentes em que a noiva opta pelos modelos e tamanhos de sua preferência, ajudando na escolha das convidadas.
''A procura é muito grande'', atesta Márcia de Oliveira, gerente da Aimê Lingeries. As peças mais procuradas, segundo ela, são as mais sensuais, como espartilhos, camisolas e conjuntos fio dental. ''Elas buscam algo mais ousado. As estampas mais selvagens, como de tigre, onça e cobra, estão em alta. No quesito cores, o vermelho, o lilás e o pink saem bastante'', salienta Márcia, ressaltando que o branco também é muito procurado.

Imagem ilustrativa da imagem Despedida de solteiro
| Foto: Cesar Augusto
As peças mais procuradas para chá de lingerie são as sensuais, como espartilhos, camisolas e conjuntos fio dental
Imagem ilustrativa da imagem Despedida de solteiro
| Foto: Gina Mardones
Ana Paula Vivan e Luiz Guiherme Cazarim serão anfitriões de um chá bar, organizado pelos amigos
Imagem ilustrativa da imagem Despedida de solteiro
| Foto: Marcos Zanutto
Ana Paula Lago vai fazer um chá de lingerie: ''A mulher não fica mais em casa cozinhando para o marido''