Mercado das Pulgas Mais de 10 colecionadores da região participam, a partir do próximo dia 26, do Mercado das Pulgas que será realizado todos os domingos, a partir das 14 horas, nos corredores do Shopping Quintino, em Londrina. A proposta é criar um espaço diferente para apreciadores de antiguidade e objetos de arte. O mercado vai mostrar relógios e móveis antigos, além de objetos como aparelhos de rádio, coleções de selos, moedas e dinheiro. Entre as novidades da feira, estão minimóveis feitos com técnica apurada de marcenaria , além de maquetes. Os objetos estarão à venda. Inscrições gratuitas para colecionadores que queiram participar da feira. Fone (43) 3322-0404.


Trainee Inédito na área, o Programa Trainee em Meio Ambiente, da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, é destinado a jovens graduados de 21 a 28 anos, com formação em qualquer área. Tem duração de um ano, com início em janeiro de 2004, em parceria com Organizações Não-Governamentais. As inscrições já estão abertas na Internet (www.fundacaooboticario.org.br). Fone (41) 340-2645, com Ana Paula.ö


Doente em casa O Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, através do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (Nadi), promove nos dias 20 e 21 de outubro, o 2º Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar o 2º Ciad, que pretende aprimorar e discutir os diferentes aspectos desse serviço destinado a pacientes cuja dificuldade de locomoção os impedem de serem atendidos em ambulatório.
Fone (11) 3670-3499 ou pelo site www.racine.com.br.


Londres/Sidney A Central de Intercâmbio e a LDB se uniram na organização de grupos para cursos de inglês em Londres e Sydney. Serão duas turmas de 15 pessoas, com embarque na segunda semana de janeiro de 2004. Para participar é preciso ter, no mínimo, 16 anos. A duração do curso é de três semanas, com acomodação em casa de família e acompanhamento de um guia saindo de Londrina. O pacote inclui ainda quatro dias em Paris. Fones ®MD77¯(®MDNM¯43) 3321-0203 e 3323-2999.



Água na boca O Atacado das Festas oferece na próxima semana dois cursos: dia 20, Doces Caramelizados; dia 22, Minibolo Decorado. (43) 3322-2771.


Etiqueta A psicóloga Elizabete Côrtes entra na área das boas maneiras desenvolvendo vários cursos de etiqueta: Como Receber Hóspedes, dia 24/10, das 15 às 17h30; Café Mesas de café da manhã de negócios, depois de jantares, café e licores, dia 31/10, das 15 às 17h30; Montagem de Centros de Mesa, dia 07/11, das 15 às 17 horas. Fone (43) 9994-2063. E-mail: [email protected]


Implantes Londrina sedia o 3º Encontro de Implantodontia e Odontologia Estética nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Eventos do Hotel Sumatra. Promovido pelo CID Centro de Implantes Dentários, o evento terá dois dias de palestras e 25 palestrantes de renome na área, incluindo demonstração de clareamento dental e uma cirurgia ao vivo. A expectativa é contar com a presença de cerca de 400 profissionais da área odontológica do Paraná e de vários estados brasileiros. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo fone (43) 3324-2727.


Na cozinha Cursos na escola de Arte Culinária Myrian Setti:
Trufas, dia 21; Festival do Camarão, dia 22; Culinária Italiana, dia 23; Carnes - Receitas do Dia a Dia, dia 24; Sobremesas Rápidas para o Natal, dia 28; Culinária Vietnamita, dia 29; Chocolate com Pimenta e outras Sobremesas com Especiarias, dia 30; Biscoitos, Bolachas e Cookies, dia 31. Fone (43) 3025-7701.


Qualidade total A EAB Consultoria, Assessoria e Treinamento realiza no dia 23 de outubro, no Hotel Thomasi, a palestra Gestão Empresarial Voltada para a Qualidade Total. Fone (43) 3344-2609/[email protected]


Para dentistas O Centro de Ensino e Pesquisas Odontológicas de Londrina (Epeo) está abrindo inscrições para três cursos que acontecem durante este mês de outubro. Nos dias 24, 25 e 26, o professor Vagner Ursi ministra o Curso de Ortodontia. E, de 29 de outubro a 1º de novembro, acontecem os cursos de Endodontia, com Flávia Testa e Alberto Spironelli; de Laser, com Wagner Calmon, de São Paulo. Fone/fax: (43) 3327-7559; home-page: www.epeo.com.br; e-mail: [email protected].


Gastronomia A Faz Eventos já está preparando a quarta edição da Mostra de Gastronomia, que acontece de 6 a 9 de novembro, no Shopping Batel em Curitiba. Contará com expositores de gastronomia, restaurantes, bares, panificadoras, delicatessen, lojas de conveniência, produtos para cestas, artigos e compras natalinas e diversas empresas do ramo de fornecimento de alimentação, móveis e utensílios para restaurantes, bares e cozinhas em geral. Fones (41) 9991-1314 ou 9996-0134.


Estágio remunerado Destinado a estudantes entre 18 e 28 anos, o programa de estágios (de dois a seis meses) remunerados do Iaeste está com inscrições abertas até o final deste mês. Para se inscrever, é preciso estar matriculado em um curso de graduação ou pós. As vagas oferecidas são principalmente em arquitetura, física, matemática, informática, engenharia (todas), farmácia, química e bioquímica. Central de Intercâmbio, fone (43) 3321-0203.


Bijuterias Mais de 50 artesãs participam da Expo Biju, feira permanente realizada todos os finais de semana nos corredores do Shopping Quintino. São pequenas empresárias da região que produzem uma vasta linha de bijuterias e acessórios, utilizando pedras brasileiras, cordões e muita cor. O horário de funcionamento é de 10 às 20 horas no sábado; e das 14 às 20 horas no domingo. Fone (43) 3322-0404.


Modelos A Escola e Agência de Manequins e Modelos Íps oferece duas opções de cursos profissionalizantes: o básico, com duração de oito meses e o avançado, direcionado ao mercado internacional de moda, com duração de um ano. Fone (43) 3324-1815.


Terceira idade O alto-astral da terceira idade vai tomar conta do Aguativa Resort de 20 a 24 de outubro. Para esse período, o hotel elaborou o Aguativa October Fest, evento com atividades criadas especialmente para esse público. Fone (43) 520-7000.


Acupuntura O Brasil será a sede do 1º Congresso Mundial de Integração da Acupuntura Médica, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. O evento, promovido pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Amba) e pelo International Council of Acupuncture and Related Techniques (Icmart), acontece no Casa Grande Hotel do Guarujá, em São Paulo. Simultaneamente, serão realizados o 9º Congresso Médico Brasileiro de MTC e Acupuntura da Amba e o 2º Congresso Paulista de Dor. Fone (11) 5572.1666/www.amba.org.br


Câncer A importância das diferenças gênicas individuais na resposta aos tratamentos antineoplásicos é um dos temas que serão abordados entre os dias 26 e 30 de novembro, durante o 16º Concan Congresso Brasileiro de Cancerologia e o 13º Sboc Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que acontecem simultaneamente no Memorial da América Latina, em São Paulo. Informações no site www.concansboc2003.com.br.

Cursos no Senac Culinária Chinesa, da 20 a 23/10; Preparo de Sobremesas, de 3 a 5/11; Preparo de Molhos e Saladas, de 24 a 26/11; Técnicas Básicas de Fotografia, de 24/11 a 4/12; Embalagem para Presentes, de 17 a 20/11; Velas Decorativas para o Natal, de 24 a 27/11; Decoração de Vitrines, de 10 a 14/11; Customização em Jeans, de 17 a 24/11; Como Fazer Mala Direta, inscrições abertas; Básico para Microcomputador, inscrições abertas. Veja mais no www.pr.senac.br ou no fone 0800 6436 346.


Nutrição infantil O 1º Congresso Mundial da Nutrição acontece de 23 a 26 de novembro, no Rio de Janeiro. Durante os quatro dias de evento, estarão em pauta temas que vão desde a obesidade infantil à nutrição do recém-nascido. Fone (11) 5575-1233/e-mail: redaçã[email protected]

mockup