Tecnologia A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Universitário Positivo (UnicenP) está oferecendo as especializações Telecomunicações Móveis, Engenharia da Produção Industrial e Tecnologia CAD/CAE/CAM, para o ano letivo de 2003. Os interessados podem preencher a ficha de inscrição que está disponível no endereço www.posunicenp.edu.br. As aulas iniciam na segunda quinzena de março e as turmas serão formadas por 35 alunos. O prazo para efetivar as inscrições encerra-se no dia 8 de fevereiro. Fone (41) 317-3040.
Pentagrama Nos dias 20 e 30 de janeiro acontece em Londrina o Seminário Método Pentagrama, para professores e alunos de teclado. Vagas limitadas. Rua Pará, 1825, fone (43) 3323-3729.
Trabalho nos Estados Unidos A Central de Intercâmbio dispõe de 490 vagas de trabalho legal nos Estados Unidos para atuar em unidades do Six Flags, a maior rede de parques temáticos do país. Para se candidatar, é preciso ter de 18 a 40 anos e conhecimentos do inglês. As opções de trabalho estão nas cidades são New Jersey e Maryland. Fone (43) 3321-0203
Colônia de férias De 13 a 17 de janeiro de 2003, o Sesc Londrina realiza a Colônia de Férias para Crianças, das 14 às 18 horas. O programa inclui transporte (City Tour), lanche, seguro, material, ingressos para cinema (no Catuaí), taxas de passeios (Cidade Cenográfica, Mata dos Godoy) e monitores. São 30 vagas e as inscrições podem ser feitas no Sesc, Rua Fernando de Noronha, 264. Fone (43) 3324-4949.
Au Pair Trabalhar como babá nos Estados Unidos é mais uma oportunidade de serviço remunerado, sem custos com acomodação e alimentação. A participante terá a chance de ficar um ano nos EUA, cuidando de uma ou mais crianças e ao mesmo tempo estudar no período noturno. Na LDB - Intercâmbios Culturais, fone (43) 3323-2999.
Pré-Vestibular O Sesc, em parceria com a Associação Universitária Londrina-Apucarana, promove entre os dias 13 e 24 de janeiro, duas semanas de aulas de preparação para o Vestibular Fecea, além de um plantão de véspera no dia 25 de janeiro. As aulas acontecem das 19 às 22 horas, e o plantão, das 14 às 19 horas. As aulas serão gratuitas e realizadas no Sesc Londrina. Inscrições pelos telefones (43) 3344-5431 e 3324-4949 (ramal 238) ou no local, Rua Fernando de Noronha, 264.
Pós-graduação A UniFil está lançando 21 cursos de especialização para o ano 2003. Nas áreas de Saúde, Humanas, Sócio-Aplicada, Tecnologia Biológica. Fone 324-6112 Ramais 304/312 ou site da UniFil www.unifil.br
Qualidade A Q2000 Consultores e Auditores realizará nos dias 13 e 14 de janeiro de 2003, em Curitiba, o curso Interpretação e Aplicação da Norma ISO 9001:2000. Recomendado para profissionais da qualidade de empresas em fase de certificação ou já certificadas; auditores da qualidade internos e externos; comunidade acadêmica; consultores; executivos e gerentes. E nos dias
27, 28 e 29 de janeiro, o curso Formação de Auditor Interno da Qualidade ISO 9001:2000. Fone (41) 339-2000 ou [email protected]
Acessórios 2003 Já vai longe o tempo em que as bolsas, assim como sapatos e cintos, deixaram de ser simples acessórios de moda para tornarem-se peças fundamentais de qualquer produção. Isso porque a indústria, atuando em paralelo com estilistas cada vez mais criativos, tem desenvolvido produtos ainda mais modernos e confortáveis, que se destacam por sua inovação, ousadia, tecnologia e beleza. Esse novo cenário da moda brasileira será apresentado ao mercado na 30º edição da Couromoda 2003, feira internacional de calçados, artigos esportivos e artefatos de couro que acontecerá de 14 a 17 de Janeiro no Pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. Informações: (11) 3897.6100. Site: www.couromoda.com
Design premiado Fabricante de películas para a fabricação de vidro laminado Saflex e Vanceva, a Solutia Design Awards abriu inscrições internacionais para a versão 2003 do concurso. Na edição 2002, pela primeira vez um projeto brasileiro foi classificado, da arquiteta Brunete Fraccaroli. Podem participar profissionais de arquitetura, decoração e design que tenham utilizado em seus projeto os vidros da marca. Inscrições até o dia 1º de maio de 2003 no site www.vanceva.com. Outras informações através do e-mail [email protected] ou pelo fone 0800 7070798.
Fórum Social Mundial De 23 a 28 de janeiro de 2003, Porto Alegre se tornará, mais uma vez, a capital mundial da luta contra a globalização neoliberal. Nos mesmos dias nos quais o grande capital se reúne em Davos (Suíça) para o Fórum Econômico Mundial, movimentos sociais, organizações não governamentais e entidades da sociedade civil do mundo todo se reunirão na terceira edição do Fórum Social Mundial. O Comitê Organizador estima que o próximo Fórum Social Mundial terá a participação de cerca de 100 mil pessoas, entre delegados, ouvintes e jornalistas. Informações gerais sobre o evento e seus objetivos poderão ser encontrados no site www.forumsocialmundial.org.br, nas quatro línguas oficiais do evento (português, espanhol, francês e inglês).
Estética O Centro Avançado de Estética da Payot de São Paulo (CAESP) está com inscrições abertas para os cursos de formação profissional de esteticista e maquiador. O primeiro, reconhecido pelo MEC, é dividido em estética facial e estética corporal. No curso de maquiador, através de técnicas atualizadas para diferentes segmentos, como maquiagem para TV, foto, vídeo e passarela, prepara o profissional para o mercado, além de trabalhar técnicas específicas de harmonia, cores e visagismo. O CAESP fica na Rua Borges Lagoa, 913 Vila Clementino, fone (11) 5081-7790.
Salão Infanto-Juvenil A feira, que abre o calendário 2003 de eventos têxteis da Alcantara Machado, será realizada de 28 a 31 de janeiro, das 10 às 19 horas, no Expo Mart, em São Paulo. São esperadas mais de 15 mil pessoas em quatro dias de realização. Em um só complexo, compradores de diferentes estados brasileiros e países estarão em contato com as novidades e tendências, poderão fechar negócios e estreitar relacionamentos no Salão, no Mart Center e em outros pólos de moda que ficam próximos ao pavilhão. A edição reunirá, em nove mil m2, mais de 150 expositores das áreas de moda, calçados, puericultura, decoração, móveis, brinquedos e acessórios em geral. Fones (11) 3829- 9111 ou (11) 6902-2800.
Top de Marketing A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) está recebendo inscrições para o 33º Top de Marketing 2003, um dos maiores prêmios de mercadologia. O objetivo do prêmio é estimular a produção de casos brasileiros, por meio do reconhecimento, da premiação e divulgação daqueles que puseram a criatividade à serviço do marketing brasileiro. O regulamento e a ficha de inscrição já estão disponíveis no site www.advbfbm.org.br. Fone (41) 3372-3805 ou 3372-3800.
Intensivo Para quem precisa aprender rapidamente a se comunicar numa língua estrangeira, a Escola Outras Línguas está oferecendo cursos intensivos de inglês, espanhol, alemão, francês, japonês e italiano para todos os níveis (básico, intermediário e avançado). Os cursos terão duração de um mês, totalizando 38 horas. As aulas podem ser ministradas para pequenos grupos ou individualmente e acontecem em janeiro. Ao final do curso, o aluno terá cumprido um módulo do aprendizado da língua que estudar. Fone (43) 3322-2699.
Ioga Estão abertas as inscrições para o curso de ioga promovido pelo núcleo de estudos afro-asiáticos da UEL. As aulas são ministradas às segundas e quartas-feiras, das 18 às 19h30, e das 19h30 às 21 horas, pela professora Dorcas Vale, coordenadora da escola de ioga Ananda. Fone 371.4599
Moda e design na Europa Os interessados em moda e design já podem começar a se preparar para os cursos de verão na Itália ou na Espanha, oferecidos pelo Istituto Europeo di Design, com duração de três semanas (início dia 7 e término dia 25 de julho). Os cursos de Design de Moda e de Jóias são ministrados em inglês, na sede de Milão, com a opção de Design de Moda em Barcelona, com aulas em espanhol. As outras opções oferecidas são Fotografia e Design Gráfico na Itália e Design em Propaganda ou Web Design na Espanha. Inscrições a partir de 06 de janeiro, na Central de Intercâmbio. Fone (43) 3321-0203
Alfabetização O Sesc Paraná lançou o projeto Alfabetização e ensino Fundamental, assumindo o compromisso de proporcionar a educação básica de jovens, adultos e idosos, gratuitamente. As matrículas estão abertas, e as aulas têm início no dia 6 de fevereiro de 2003. Outras informações no Sesc Londrina, Rua Fernando de Noronha, 264, fone (43) 3324-4949.

mockup