Cuidar e relaxar
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Mie Francine Chiba<br>Reportagem Local 
Durante todo o dia, as pessoas caminham, correm, ou simplesmente ficam em pé. Os pés são os responsáveis por dar suporte a todas estas atividades, por isso, ao final do dia, as maiores queixas decorrentes do cansaço aparecem nesta parte do corpo. Inchaço, dores e sensação de peso são as principais. Para relaxar depois de um dia ou uma semana cansativa, uma boa massagem ou um escalda-pés podem ser artifícios poderosos.
Um bom escalda-pés, segundo o fisioterapeuta Marcelo Yugi Doi, do Shizen Spa, em Londrina, tem o papel de estimular a circulação sanguínea. "Com isso, todo o inchaço e cansaço dos pés e pernas irão diminuir. Além disso, existe o provérbio japonês que diz: pés quentes, cabeça fria. Quanto mais quentes estiverem os pés, menor será o estresse na cabeça."
O escalda-pés deve ser preparado com água quente na temperatura certa: nem fervendo, nem muito morna, orienta Doi. "Tem que estar numa temperatura aproximada de 39 a 40 graus." A água pode ser colocada em uma bacia simples ou em um balde em que caibam os pés. Podem ser acrescentados sais de banho ou óleo essencial aromático. "Os que promovem um relaxamento maior são os cítricos ou de lavanda", observa.
Bruna Fracaro, terapeuta do spa Viva Livre, diz que o escalda-pés é indicado para um "momento relax", e ótimo para o alívio das dores do dia a dia. "É um procedimento simples, prático e muito eficaz. Ótimo para ser feito em casa - improvisar um mini ofurô não é muito difícil." Sais e ervas contribuem para o relaxamento. "O sal grosso pode substituir os sais. Para deixar o momento mais relaxante, algumas ervas são essenciais, como camomila, calêndula, melissa comum, entre outras." A sessão pode durar 15 minutos.
O escalda-pés pode ser realizado semanalmente ou todos os dias. Doi também indica o procedimento contra insônia, ansiedade ou estresse. Nestes casos, pode ser feito diariamente até os sintomas desaparecerem.
Reflexologia
A reflexologia é uma técnica milenar oriental baseada nos pontos reflexos localizados nos pés e pernas. No Shizen Spa, os pés são imersos em água aquecida e depois passam por uma massagem capaz de desfazer a tensão.
Além de tendinite e problemas de coluna, o aposentado Waldemar Sanada sofria de dores e cansaço nos pés e nas pernas. Ele trabalhava como fiscal no porto de Paranaguá. Por isso, ele adotou, entre outros tratamentos, a reflexologia. "Ajuda bastante a relaxar", diz. Sua esposa, Nair Sanada, também virou adepta depois que os filhos presentearam o casal com sessões de reflexologia, aliada a outros tratamentos. "Gostamos e continuamos fazendo. A gente fica mais disposta, com menos estresse." As sessões se repetem uma vez por semana. Segundo Marcelo Doi, a reflexologia promove a melhora da circulação sanguínea e o relaxamento no casal. "O principal benefício da reflexologia nos pés é estimular o poder de autocura, ou seja, estimular o sistema de defesa ou imunológico das pessoas", afirma.
"Recomendo muito a reflexologia podal, que proporciona relaxamento profundo para dores mais intensas", ressalta, por sua vez, a terapeuta do spa Viva Livre. De acordo com ela, com a pressão nas "zonas reflexas" dos pés, a reflexologia podal pode tratar diferentes distúrbios.
Entre suas funções estão restabelecer a harmonia do equilíbrio no corpo, permitir relaxamento profundo, melhorar o equilíbrio emocional e a circulação sanguínea e reduzir as sensações de peso nas pernas. "A frequência depende muito de cada pessoa, mas é aconselhável prever três a seis sessões com intervalos de uma semana aproximadamente, em seguida uma vez por mês para manutenção ou a cada dois meses com duração de 50 minutos cada sessão."



Continue lendo:
- O calçado ideal
- Contra os danos do dia a dia
- Clique e confira alguns cuidados básicos para manter seus pés saudáveis e bonitos


