Cuidados que garantem a saúde do animal
Entre as lendas que envolvem os gatos, há a que afirma que eles não gostam do dono e apenas da casa que moram. De acordo com o médico veterinário e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marcelo Zanutto, o gato é sutil e demonstra sentimentos com menos intensidade. ''São animais discretos, mas quem já teve gato em casa sabe que esta frase não é verdadeira. Eles gostam, sim, do dono'', garante.
Para manter o gato saudável, o veterinário explica que alimentação, vermífugo e vacinas periódicas são fundamentais. ''Uma vez ao ano é preciso fazer um check-up para identificar se o animal não está contaminado com alguma doença. No caso daqueles que tem acesso à rua esse cuidado é ainda mais importante'', destaca. O ideal, orienta o profissional, é castrar animais que têm contato com outros gatos, pois existem dois vírus fatais que podem ser transmitidos de um animal para o outro. ''A castração reduz o risco dessas infecções. É importante lembrar que elas não são transmissíveis ao homem'', alerta.
Aos dez anos esses animais são considerados idosos, por isso a prevenção de algumas doenças deve começar por volta dos sete anos. ''São várias as doenças que podem acometer os gatos idosos, sabemos que 1/3 deles tem alterações renais nesta idade. Se diagnosticada precocemente é possível desacelerar a doença''.
Toxoplasmose
De acordo com o médico veterinário, ter gatos em casa não é um fator de risco para a contrair a toxoplasmose. Ele explica que os felinos em geral eliminam uma fase imatura do parasito que causa a doença, mas se a caixa de areia for limpada diariamente e as fezes forem jogadas no vaso sanitário, não há perigo de contaminação. Segundo ele, por precaução, gestantes e pessoas imunodeprimidas (pacientes de câncer ou com HIV) não devem fazer a limpeza da bandeja sanitária do animal.
Marcelo Zanutto lista que os principais fatores de risco de as pessoas contrairem a toxoplamsose são: ingestão de água contaminada, consumo de verduras mal lavadas ou carne crua, principalmente de ovinos, caprinos e suínos. (M.A.)





