No último sábado, a londrinense Bianca Scardazzi Pozzi foi um dos destaques do Paraná Business Collection 2012. Recentemente aprovada no curso de Design de Moda na Universidade Estadual de Londrina (UEL), ela já se destaca na nova safra de futuros talentos da esfera fashion. Bianca faturou o terceiro lugar do IX Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, evento paralelo ao PBC. Os modelos criados por Bianca foram inspirados nas pinturas da artista Carla Schwab, tendo o cetim em destaque e aplicações de retalhos de outros tecidos.
Jornalista por formação, Bianca revela-se, desde a adolescência, multifacetada. Após uma década se dedicando a um ateliê de doces, ela deixou a colher e o açúcar de lado em nome de uma antiga paixão. E já colhe os frutos.
Além de Bianca, foram destaque no prêmio o estudante do curso de pós graduação Moda e Gestão do Senai/PR, Luan Gustavo Rodrigues, que ficou com o primeiro lugar. Seu trabalho teve como inspirador Poty Lazzarotto, o artista dos murais de azulejos que colorem vários locais em Curitiba.
Luan criou vestidos com mangas, que lembravam os galhos das copas das araucárias de sua terra natal, e saias que retratavam as formas dos pinhões que alimentavam o povo nas festas populares no Largo da Ordem. O segundo lugar do prêmio ficou com Danielle de Macedo, do curso Técnico em Design de Moda, da TECPUC, que também se inspirou em Poty Lazzarotto.
O prêmio trouxe como tema 'Pincéis e Carretéis', focando as obras de pintores nascidos e residentes no Estado. Ao todo foram inscritos 150 trabalhos, sendo selecionados apenas 12 finalistas.
Já na Ideia Moda, que mostra a nova geração de estilistas paranaenses, 10 desfiles - cheios de coleções inovadoras - ganharam a atenção do público. O projeto, que teve sua primeira edição em 2011, tem como objetivo dar visibilidade a profissionais que estão se destacando no cenário fashion paranaense. Este ano mostraram suas coleções: Juliana Moriya, Jambo, Marcelo Carraro, Fabiana Villatore, Hype, Karina Taques, Ab Couture, Heroína, Danielly Narimato e NoKaos. (E.S./Colaborou Célia Guerra)

Imagem ilustrativa da imagem Criatividade e talento na passarela
| Foto: Divulgação
Os modelos criados por Bianca Pozzi evidenciaram a feminilidade, o artesanal e o uso de materiais recicláveis