Crianças em diversos ritmos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Paula Costa Bonini <br> Reportagem Local 
Uma boa apresentação de dança tem o poder de encantar o público. Os olhos ficam vidrados na coreografia, figurino e performance dos dançarinos. O encantamento é ainda maior quando os artistas são crianças. Ver o empenho, a desenvoltura e a espontaneidade dos ''pequenos'' é capaz de arrancar sorrisos e aplausos acalorados das pessoas, especialmente dos pais ''babões''.
E as crianças, definitivamente, estão invadindo os palcos e protagonizando lindos espetáculos. Cada vez mais ousadas, aprendem modalidades que antes eram restritas somente aos adultos.
''Muitas mães querem uma atividade diferente para seus filhos e buscam uma dança que saia do lugar comum'', afirma Ana Paula Minari, da Cia Flamenca Ana Paula Minari, de Londrina. A dança típica da Espanha, com sons de castanholas e sapateados, saias rodadas e palmas que ditam o compasso da música, aos poucos, está fazendo parte do universo infantil.
Um fato que contribui para o aumento da procura pelo estilo, segundo Ana Paula, é que muitas mães que fazem aula matriculam suas filhas com o objetivo de realizar uma atividade em família. ''O flamenco, em sua origem, é uma dança familiar que surge da necessidade de se expressar, comemorar, reunir pessoas. Muitas crianças aprendem a dançar vendo os avós, os pais. Fazemos esse resgate e reunimos todas as faixas etárias'', destaca ela, que é formada em dança pela Unicamp (Universidade de Campinas).
A Cia Flamenca atende meninas entre 4 e 12 anos. As aulas são diferentes das ministradas para os adultos. ''Buscamos passar o conhecimento de forma lúdica, respeitando o limite de cada criança. Trabalhamos com ritmos alegres e priorizamos movimentos que permitem que elas se expressem de forma natural, imprimindo a sua identidade na dança'', diz, acrescentando que as aulas acontecem duas vezes por semana com duração de 45 minutos a uma hora, dependendo da faixa etária.
Para que as aulas atendam às necessidades das crianças, os calçados são adaptados. ''Normalmente, é de salto, mas para as crianças optamos por sapatos baixos para não forçar sua estrutura'', pontua Ana Paula.
A dança flamenca trabalha a coordenação ritmica e motora, auxilia na postura e no fortalecimento muscular. Também desenvolve a autoestima e a autoconfiança. ''Além disso, oferece a oportunidade da criança conhecer uma nova cultura'', comenta.
Valentina, de 5 anos, faz dança flamenca há seis meses, e a irmã Giovana, de 9, há mais de um ano. ''Estou satisfeita porque as meninas estão aprendendo outra cultura e estão cada vez mais encantadas com a dança. Percebo que a concentração delas melhorou'', comemora a mãe, a advogada Marcia Goeing, que também faz dança flamenca. ''Queria passar mais tempo com elas'', justifica.
Leia também:
Dança do ventre conquista meninas
O clássico e o moderno


