Na hora de matricular os filhos na escola, os pais precisam ter uma preocupação com os padrões mínimos da instituição, que envolvem instalações físicas, equipamentos, recursos humanos e pedagógicos, gerenciamento e currículo.
  Nesta fase, é comum surgirem dúvidas como: ‘‘irmãos devem estudar sempre na mesma escola?’’, ‘‘devo escolher uma instituição perto de casa ou do trabalho?’’, ‘‘é melhor optar por uma escola mais rígida ou mais livre?’’, ‘‘quanto mais métodos diferenciados melhor?’’.
  Psicólogo especialista em educação, Fernando Zanluchi explica que entre as edificações escolares, mais do que métodos e quantidades, a estrutura deve propiciar interação de maneira saudável.
  ‘‘É preciso ter um espaço que ofereça uma convivência coletiva. Sala de aula em si é algo meio padronizado. O cuidado deve estar na parte externa. Muitas vezes valoriza-se demais a parte tecnológica, mas as crianças precisam ter convivência social’’, diz.
  Assim, para os pais não errarem na opção da escola do filho, Zanluchi orienta a escolha de acordo com o perfil da família. ‘‘Se a família é mais tradicional, rígida, deve escolher uma escola assim. Pais tolerantes devem procurar uma escola com esse perfil. A família precisa e deve se preocupar com o código de conduta do lugar. Tudo precisa ser levado em consideração’’, ensina ele. ‘‘Os pais precisam fazer a melhor escolha possível, analisar o custo/benefício, pois o colégio mais caro nem sempre é o melhor. Outro detalhe: quantidade não é qualidade. Não sou contra oferta. Sou contra o ‘entupimento’ (de alunos)’’, completa.
  Brincar livremente – com mediações –, mas sem imposições, é de extrema importância, destaca ainda o psicólogo, bem como dar aos alunos a noção de ouvir, respeitar o próximo e trabalhar em grupo. ‘‘A vida social da criança começa na escola e os pais devem acompanhar, precisam participar da vida escolar dos filhos.’’
  Irmãos na mesma escola, mudança de colégio, logística para chegar até o local... Tudo isso cabe no que o especialista chama de ‘encontrar sua coerência’. ‘‘Todas as escolhas precisam ser analisadas caso a caso. Indico irmãos estudarem no mesmo colégio. Trata-se do mesmo grupo familiar e, desde o começo, estarem juntos é muito importante. Analise a mudança de escola. Para isso ocorrer, precisa ser um projeto de vida. Se a criança gosta da escola em que está, é bem provável que ela vá fazer boas escolhas no futuro’’, conclui Fernando Zanluchi.


Imagem ilustrativa da imagem 'Criança precisa de convívio social''
| Foto: Renata Cabrera
O psicólogo Fernando Zanluchi, especialista em educação: ''A família precisa e deve se preocupar com o código de conduta do colégio''