Os jovens brasileiros estão consumindo mais café. É o que mostra o estudo Tendências de Consumo de Café realizado anualmente pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A pesquisa aponta que, de 2003 a 2010, subiu de 85% para 91% o percentual de pessoas entre 15 e 19 anos que declararam ter o café como bebida habitual. Na faixa de 20 a 26 anos, o percentual passou de 83% para 90%, no mesmo período.
"O café se tornou ‘fashion’ e os jovens se juntaram aos seus pais no gosto pelo nosso cafezinho", comemora o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Robério Silva.
A pesquisa mostra também que a preferência pela bebida aumentou entre as pessoas com mais de 36 anos: de 96% para 98%, nos últimos sete anos. Houve, ainda, a confirmação de que o café é a segunda bebida mais consumida pela população acima dos 15 anos, atrás apenas da água e à frente dos refrigerantes. Em 2010, esse comportamento foi apontado por 95% dos entrevistados, que afirmaram ter o café entre as bebidas habituais.
Outra constatação do estudo é o crescimento do hábito de tomar café fora de casa. A quantidade de pessoas que declararam saborear um cafezinho em padarias, cafeterias, restaurantes e outros locais saltou de 14%, em 2003, para 57%, em 2010 – um aumento de 307%. Nesse universo, o café coado ou filtrado tem a preferência de 94% dos consumidores. Porém, houve um crescimento de 21,3% no consumo de expresso e café gourmet.
E é exatamente nesse perfil que se enquadram os jovens Gabriel Lopes, 19 anos, Guilherme Tanaka, 22, e Pedro Carvalho, 18. Todas as segundas-feiras, eles e mais algumas pessoas se reúnem no Armazém Café para uma reunião de estudos. "Escolhemos aqui por ser um lugar bem agradável e também para fugir um pouco daquele ambiente formal de estudos. E claro, também gostamos de café", explica Gabriel.
E não pense na bebida apenas na sua forma mais simples. Para Pedro e Gabriel, a pedida em dias quentes são as receitas com sorvete, chocolate, chantilly, e claro, o café. Já Guilherme, vai mesmo de cafezinho puro.
Segundo a Abic, as pesquisas que mostram os benefícios da bebida para a saúde e a variedade de receitas do café combinado com leite vaporizado, calda de chocolate e chantilly contribuíram para ampliar os consumidores jovens. "É impressionante como aumentou o consumo de café entre os jovens. E além de momentos de descontração com amigos, eles utilizam o ambiente para reuniões, grupos de estudos, e até aulas. Sem dúvida, os cafés elaborados fazem grande sucesso nessa faixa etária", afirma Cristina Rodrigues Maulaz, proprietária do Armazém Café, barista e degustadora de café.

Cuidado com o excesso


De acordo com a nutricionista Valéria Arruda Mortara, que trabalha em uma escola, este ano, em especial, o aumento da procura pela bebida na cantina do colégio foi surpreendentemente maior. "Acredito que seja um pouco do momento. Estamos vivendo uma época em que todos precisam estar muito atentos, somos muito estimulados. E os jovens não ficam fora dessa".
E assim como qualquer alimento, o café, se ingerido em excesso, também causa problemas de saúde. A nutricionista explica que a cafeína, um dos componente, pode causar transtorno de ordem psicológica, diminuir o rendimento - já que o sono é prejudicado - , além de irritabilidade no estômago. O ideal, segundo Valéria, seria o consumo de duas a quatro xícaras por dia, dependendo de quão forte é a bebida e como ele é feito.
Porém, o café, se consumido moderadamente, só traz benefícios à saúde. "Ele pode melhorar o raciocínio, é uma bebida de baixa caloria, além de alguns estudos indicarem que pode proteger contra o Mal de Parkinson e ter efeito protetor sobre alguns tipos de câncer", explica.

É tempo de café


Para quem aprecia a bebida, a Associação Brasileira de Bares e Restaurante traz para Londrina o 1º Fest Café, um circuito gastronômico que conta com a participação de empresas da área, e oferece à população cafés em suas várias formas e pratos feitos ou aromatizados com o grão. O Festival vai até 8 de setembro. Confira no site www.abrasellondrina.com.br a programação de cursos e palestras realizadas durante o evento.

Imagem ilustrativa da imagem Cresce consumo de café entre os jovens
| Foto: Fotos: Fernando Cremonez
Pedro, Guilherme e Gabriel escolheram uma cafeteria para as reuniões e estudos
Imagem ilustrativa da imagem Cresce consumo de café entre os jovens
"As bebidas elaboradas, como o Café Real, são muito apreciadas entre o público jovem", afirma Cristina Maulaz