Dorico da Silva‘‘Os meios de comunicação não tratam a nudez de forma educativa. Isso porque, entre outras coisas, associam uma parte do corpo a um produto de venda’’, diz o psicólogo Marcos GarciaA nudez é um tema polêmico. Isso se explica devido às inúmeras facetas atribuídas a ela - inocência, erotismo, sedução, loucura, vergonha (ou falta de), arte, vulgaridade, oportunismo ou simplesmente ideologia. Porém, independentemente dos valores, a verdade é que a maioria das pessoas lida mal com a própria nudez (e a dos outros), não importa se pública ou privada.
O trabalho do psicólogo analista de comportamento Marcos Roberto Garcia mostra bem isso. Ao conduzir, num período de dois anos e meio, um grupo de pessoas com dificuldades de relacionamento afetivo e sexual, ele pôde verificar uma característica comum importante nesses indivíduos: quando crianças foram reprimidas em sua expressão de afetividade e em coisas relativas à nudez, chegando em muitos casos a ser punidas.
Marcos ressalta que é preciso compreender que para um indivíduo ter uma boa auto-estima quando adulto, é necessário que seus pais o valorizem enquanto criança. ‘‘É importante que esse indivíduo sinta-se apreciado e seja estimulado a realçar o lado positivo de seu corpo’’, diz.

ReproduçãoNão é uma questão de andar nu ou vestido como um monge. No fundo, o que realmente importa é a relação que o indivíduo é capaz de estabelecer consigo
mesmo. Isso porque, entre outras coisas, é essa relação que vai dimensionar seu contato com os outros e com o mundo.

mockup