Consuma moderadamente
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Michelle Aligleri <br> Reportagem Local
Há quem adore e há quem odeie. Embora o gosto pelas frutas não seja unânime, é comprovado o benefício destes alimentos para a saúde. Os nutricionistas e médicos não cansam de falar que uma alimentação saudável deve conter frutas, legumes e verduras diariamente e que as frutas são aliadas nas dietas de quem pretende perder peso.
A questão é que mesmo liberadas as frutas são calóricas e não devem ser consumidas indiscriminadamente. A nutricionista e professora da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Beatriz Ulate, explica que muitas pessoas acham que as frutas - pelo fato de serem saudáveis - podem ser ingeridas à vontade. ''A pessoa que faz uma dieta baseada em fruta, provavelmente, terá deficiência de proteínas e gorduras, que são elementos necessários para o organismo'', explica.
De acordo com Beatriz, a recomendação é que sejam consumidas de três a cinco porções de frutas diferentes por dia, e o mais importante é que pelo menos uma delas seja cítrica, para garantir a quantidade de vitamina C necessária. ''A vitamina C é solúvel em água e se perde pelo calor. Nas frutas as vitaminas se mantém integras'', orienta. A nutricionista destaca, ainda, que, além de variar os tipos, é fundamental que as frutas não substituam as refeições principais. Ela acrescenta que o ideal é que sejam consumidas como lanche, porque são alimentos que não possuem tantas calorias quanto às outras opções disponíveis.
Uma ideia interessante que ajuda a manter a dieta é optar pelas frutas no lugar da sobremesa e em substituição aos doces industrializados que algumas pessoas consomem durante o dia. ''Como elas são ricas em fibras, acabam ajudando a manter a saciedade, mas para que este objetivo seja alcançado, recomendamos que sejam ingeridas devagar'', afirma.
A quantidade de calorias varia conforme a fruta escolhida. A nutricionista afirma que maçã, pera, abacaxi, caju, kiwi e morango são amigos da dieta. Já frutas com alto valor de carboidratos, como banana nanica, abacate, coco, açaí e jaca, devem ser consumidas com moderação.
Ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, as frutas melhoram o funcionamento do intestino. Elas também estão relacionadas ao controle da produção e utilização de energia e previnem o envelhecimento precoce. Beatriz explica que é importante que as pessoas continuem consumindo alimentos normalmente e que apenas incluam as frutas na dieta.
Se por um lado o excesso de frutas pode desequilibrar a dieta, a falta delas é mais prejudicial ainda à saúde. ''Muita gente deixa de consumir frutas e toma complexo vitamínico. Nós moramos num país tropical, é ilógico comprar vitaminas tendo uma quantidade absurda de frutas o ano todo como nós temos. Tudo o que é natural é melhor do que é sintético'', justifica.
As pessoas com diabetes devem ter um cuidado especial com o consumo das frutas. Para os diabéticos, elas devem ser servidas como sobremesa após as refeições ou acompanhadas com leite e cereais. Conforme ela, o consumo isolado de frutas deve ser evitado porque algumas possuem alto teor de açúcar e podem aumentar o nível de glicose no organismo.