O que pensar antes de adquirir um animal? Você sabe do que seu gatinho precisa? E o que é artrite viral equina? Estas e outras questões são discutidas e respondidas no blog Consciência Pet, criado pelas alunas do curso de Veterinária da Unopar, Vanessa, Giovana, Nathalia, Leila, Marcela e Rubiane. "A ideia surgiu durante uma aula de Sociologia e Extensão Rural. O professor queria que a gente levasse informações para uma comunidade maior e daí fizemos o blog", conta Vanessa Ribeiro de França.
A principal característica do blog são as matérias de serviço. Com dicas simples e uma linguagem bem acessível, as futuras veterinárias ensinam a limpar as orelhas dos cães, cuidar da diabetes, evitar obesidade, fazer massagens e a importância de castrar os animais, entre outras dicas. "Nós começamos conscientizando as pessoas sobre a castração, nossos primeiros posts foram sobre esse assunto, é uma grande preocupação", aponta Nathalia Ferraz e Silva.
Elas também debatem assuntos polêmicos no blog, como a questão da alimentação. "Essa moda de cachorro vegetariano é uma contradição, isso é contra a natureza deles. Somos favoráveis à alimentação natural, balanceada, com legumes, frutas, vegetais, o que é diferente de dar restos de comida para os bichos", diz Giovana.
E apesar de jovens, são bem realistas na hora de dar conselhos: "Sou a favor da adoção, porém, com ressalvas; quem tem crianças em casa deve procurar adotar um filhote e acompanhar de perto o crescimento para observar o comportamento do animal", alerta Giovana.
As seis amigas se revezam para cuidar do blog – cada uma fica com um dia da semana. E todas as segundas-feiras ficam por conta do SOS Vida Animal, que posta fotos de animais para adoção. O endereço do blog é: http://conscienciapet.blogspot.com.



Imagem ilustrativa da imagem Consciência animal
Imagem ilustrativa da imagem Consciência animal
O blog das estudantes da Unopar aborda desde dúvidas comuns até temas mais polêmicos como alimentação vegetariana para cães