Uma boa opção é o purê de feijão branco e especiarias. O feijão branco é rico em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, a reduzir o colesterol e melhorar a saciedade. Tem ácido fólico que é importante para formação de HDL, colesterol bom. Tem magnésio e cálcio para a manutenção da massa óssea e para o processo de emagrecimento. "Usamos para temperar especiarias e pimentas que, além de serem antioxidantes, estimulam o metabolismo. É um ótimo acompanhamento para carnes", afirma Kátia.
O Escondidinho Especial com Carne Seca é uma sugestão de prato prático para um jantar. É uma ótima receita para incluir fibras na dieta, que além de estimularem o funcionamento do intestino, ajudam a controlar o colesterol e a glicemia. Os ingredientes usados são ricos em selênio, um potente antioxidante e antienvelhecimento, e alimentos ricos em cálcio.
O arroz integral oriental é rico em fibras que também ajudam a saciar a fome nos dias de frio. Essas fibras são importantes para o controle da glicemia (açúcar no sangue). Na receita são usados cogumelos que são ricos em boro. Esse nutriente ajuda a fixação do cálcio nos ossos. O cogumelo shitake contém ergosterol, precursor da vitamina D que melhora a saúde dos ossos. "Utilizamos também nesse preparo ingredientes ricos em selênio e betacaroteno (precursor da vitamina A) que são importantes para melhorar o sistema imunológico".
Outra sugestão é fazer uma massa diferente como o Fusilli ao Pesto de Manjericão e Nozes com Berinjela. "Podemos fazer uma massa deliciosa, sem gordura saturada, sem creme de leite e sem molho branco. Ensinamos um pesto light e usamos os óleos que fazem bem a saúde", afirma a nutricionista.
Brasil é um país rico em peixes, portanto, as pessoas deveríam consumir com maior freqüência. Mas não frito. "A maioria das pessoas os preparam fritos, então sugerimos o Filé de Carpa Marinada com Rúcula e Abobrinha. Essa é uma opção muito saudável. Usamos muito ervas frescas e pouco sal para saborizar. Fazemos cozido no vapor e aromatizado no vinho", explica.
Para um lanche da tarde, nada melhor que um delicioso Bolo de Macadâmia, rico em nutrientes antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol. Ótimo para as crianças já que tem nutrientes que ajudam no crescimento e a formar massa óssea. Receita sem leite, glúten e soja.

Imagem ilustrativa da imagem Confira outras dicas e receitas fáceis, deliciosas e, principalmente, saudáveis
Imagem ilustrativa da imagem Confira outras dicas e receitas fáceis, deliciosas e, principalmente, saudáveis