Quando Kaline Vecchio decidiu colocar em uma escola seu filho, Roberto, na época com um ano e cinco meses, já sabia o que procurava, mas a tarefa não foi tão simples assim. "Apesar de ele ser novinho, eu não queria uma escola berçário, e nem de grandes dimensões, muitas crianças, e sim, que tivesse uma estrutura legal. O problema é que não sou de Londrina, então visitei várias escolas indicadas por outras pessoas", lembra.
A procura valeu a pena. Há três meses Roberto frequenta a Escola Every e, segundo a mamãe, está adorando. "Além de oferecerem o que eu buscava, a equipe me passa uma confiança muito grande. Isso me deixa tranquila".
De acordo com Verlaine Ferraresi, diretora da Escola Every, essa segurança que Kaline sente na escola é um ponto importante na escolha do local onde a criança vai estudar. No entanto, a família só vai se identificar com o local se, de fato, conhecê-lo. "Como educadora, o que vejo é que muitos pais entram e só dão uma olhada rápida na escola. Mas é preciso muito mais do que isso. Eles precisam entrar, perguntar, ouvir, conhecer a proposta pedagógica, o material didático, a equipe, e verificar se tudo isso está dentro daquilo que procuram", explica.
Além disso, Verlaine pondera que "os pais precisam perguntar menos "o que" e mais "como". Não "o que é feito na escola", e sim "como o método utilizado na escola é aplicado". A família precisa ser muito criteriosa, e a escola, transparente, afinal, essa relação pais e escola pode se estender por muitos anos".
A educadora afirma também que, no caso da educação infantil, a escolha de uma instituição de ensino de qualidade pode fazer toda a diferença no futuro. "Estudos comprovam que até os sete anos de idade, o cérebro da criança está em pleno desenvolvimento. Por isso, uma boa educação de base, com certeza, facilitará as próximas etapas da criança na escola".

Selo de qualidade
Você sabia que para estar apta a receber alunos, uma escola precisa, além da autorização do órgão competente (Secretaria Municipal de Educação, no caso da educação infantil), e Núcleo Regional de Educação (para as instituições de ensino fundamental, médio e cursos a distância), estar de acordo com as normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), entre outros?
E é com o objetivo de alertar os pais quanto à existência de escolas irregulares e os problemas que isso pode acarretar à formação de seus filhos, que o Sindicato das Escolas Particulares do Norte do Paraná (Sinepe) instituiu o projeto Escola Legal.
De acordo com Alderi Luiz Ferraresi, presidente do Sinepe, a escola que se enquadra no projeto recebe um selo, o que significa que ela está dentro dos padrões que a torna competente a exercer seu papel, ou seja, oferecer ensino de qualidade e segurança aos alunos. "Além de ter como referência o selo Escola Legal, é importante também que os pais conheçam a fundo o local onde vão deixar seus filhos. Instalações físicas, corpo docente, projeto pedagógico, tudo isso também precisa ser detalhadamente verificado", explica.
Londrina possui hoje cerca de 140 instituições de ensino particulares, sendo que 56 fazem parte do projeto Escola Legal.

A caminho do vestibular

Em relação aos alunos de ensino médio, que buscam vaga nas melhores universidades do país, a dica, segundo Virgílio Tomasetti Júnior, diretor geral do Colégio Maxi, é simples: "Escolha aquela que apresente os melhores resultados nos vestibulares".
No entanto, o educador, que possui 37 anos de experiência na área, alerta: "Você não vai apostar em um cavalo que ganhou uma única corrida. Ele precisa vencer duas, três, quatro vezes para você ter a certeza de que ele realmente é bom. Assim também tem que ser a escola. Ela precisa estar entre as que mais aprovam em vestibulares por, pelo menos, cinco anos consecutivos".
Segundo o educador, as melhores escolas possuem os melhores alunos porque obtêm os melhores resultados, e obtêm os melhores resultados porque possuem os melhores alunos.
"Assim como no caso da educação infantil, é importante que ao procurar uma escola de ensino médio para o filho, o pai se atente à qualidade do material, dos profissionais, à estrutura, entre outros. Mas quando a escola é, por vários anos seguidos, uma das que mais aprova estudantes em cursos concorridos, não há como duvidar que ela possui, sim, todas essas qualificações", afirma.

A expansão dos cursos técnicos

Segundo levantamento feito pelo Ministério da Educação, enquanto o número de universidades federais no Brasil cresceu 13% desde 2003, passando de 83 para 96 em 2010, as instituições de cursos tecnológicos tiveram expansão de 52,8% no período. Em Londrina não foi diferente. De acordo com Alexandre Lourenço Ferreira, gerente executivo do Senai Londrina, em 2004, a unidade possuía apenas quatro turmas de cursos técnicos, e hoje conta com 53. "Esses cursos, que possuem duração mínima de um ano e meio e máxima de dois anos, são procurados por diversos públicos, independentemente de gênero, classe social e idade. Pessoas que buscam o primeiro emprego, uma nova oportunidade de ascensão profissional, e também quem deseja empreender", afirma.
Em Londrina, os mais requisitados são Eletromecânica, Automação Industrial, Alimentos, Biotecnologia, Instrumentação, Logística, Informática, Mecânica Industrial, Manutenção Automotiva e Vestuário.
"Para quem pensa em iniciar um curso técnico, a boa notícia é que todas as áreas estão contratando e pagando muito bem. Os salários de início de carreira chegam a R$ 1.500,00, e nossa inserção no mercado de trabalho em todo Brasil é de 95%", explica Ferreira.

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De acordo com Verlaine Ferraresi, diretora da Escola Every, os pais deveriam perguntar menos "o que" e mais "como"
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O olhar criterioso dos pais é fundamental para saber qual escola tem as melhores propostas para a formação de seus filhos
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"Procurei várias escolas antes de escolher a melhor para Roberto", afirma Kaline Vecchio ao lado do filho
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"Para os pais o selo do projeto Escola Legal é uma garantia de que a instituição está de acordo com as normas exigidas", afirma Alderi Ferraresi