Vestir-se de maneira adequada e manter o estilo em diferentes ocasiões é um dilema para a maioria das mulheres. Passar um bom tempo com o armário aberto sem saber qual roupa escolher ou não encontrar a peça desejada é uma cena muito comum no universo feminino. Afinal, nem sempre é fácil definir a roupa, combinar cores, estampas e acessórios.
Para esbanjar um look bacana, seja no ambiente profissional, no dia a dia, na balada ou em ocasiões formais, há pessoas que recorrem ao personal stylist. É o caso de muitos famosos, cujo visual impecável e cheio de estilo é fruto da orientação de um profissional. O serviço vem sendo procurado não só por artistas, mas também por pessoas comuns que se preocupam em manter uma boa imagem e a autoestima em dia.
''O serviço de consultoria é destinado para quem deseja mais do que boa aparência, buscando transmitir, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, sua personalidade por meio das roupas, modelagens, cores, acessórios e corte de cabelo'', afirma a consultora de imagem e visagismo Isabelle Amaral, especialista em análise de cores e design de jóias e acessórios pelo Instituto Europeo di Design de São Paulo.
Ela destaca que durante a consultoria são trabalhados diversos elementos para aperfeiçoar o estilo que a pessoa já possui e fortalecer os seus pontos fortes. ''Buscamos valorizar a autoestima para que a pessoa sinta-se mais segura e confiante. Destacamos a beleza e tornamos a imagem uma marca registrada'', pontua.
A consultoria completa de imagem pessoal segue algumas etapas. Isabelle destaca que, primeiramente, é importante haver uma conversa informal para conhecer a cliente, identificar as suas preferências e necessidades, bem como traçar os objetivos e as expectativas. Na sequência, verifica-se o estilo da pessoa. ''Existem sete tipos de estilo: clássico, elegante, romântico, sexy, dramático, esportivo e criativo'', explica.
Ela ressalta que é importante realizar uma análise de cores e visagismo. ''Avaliamos de forma detalhada a coloração pessoal e o formato do rosto. Definimos as cores que valorizam a aparência e que devem ser usadas em roupas, acessórios, cabelo e maquiagem'', esclarece. Uma etapa fundamental inclui a análise e gerenciamento do guarda-roupa para adequar as peças com o estilo pessoal e o tipo físico, por exemplo.
A montagem e a documentação fotográfica de vários looks também fazem parte do processo de consultoria. E para finalizar o trabalho, Isabelle elabora um dossiê de estilo e imagem pessoal, que indica as escolhas de roupas, cores, acessórios, maquiagem e corte de cabelo que potencializam a aparência.
Diferentemente de alguns programas de televisão em que os profissionais jogam fora muitas roupas e acessórios e criticam duramente as preferências dos participantes que buscam dar um ''upgrade'' no visual, Isabelle tenta utilizar, combinar e reformar as peças que a pessoa já dispõem no armário. ''É fundamental considerar a realidade da cliente e adequar-se à sua condição social'', observa.
Além da consultoria pessoal, também existe um serviço voltado ao meio corporativo. ''É importante que a imagem dos profissionais esteja alinhada à cultura da empresa, seus princípios e valores. Elaboramos uma política de vestimenta, de acordo com a realidade da organização e por palestras e treinamentos informamos as condutas de comportamento e etiqueta empresarial que devem ser praticadas'', explica a consultora. O trabalho completo acontece em 15 sessões.
Também é possível recorrer ao serviço de consultoria de imagem em situações pontuais, como casamento, formatura e aniversário de 15 anos. E os homens também podem contratar o serviço, pois há um trabalho especialmente direcionado ao público masculino.
A consultoria pessoal acontece em 10 sessões. Os preços variam de acordo com o pacote.

Imagem ilustrativa da imagem Com o visual e a autoestima em alta
| Foto: Renata Cabrera
A consultora de imagem e visagismo Isabelle Amaral orienta a psicóloga Fernanda Pierri: estilo elegante
Imagem ilustrativa da imagem Com o visual e a autoestima em alta