Chame pelo nome certo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de setembro de 2004
Herika Fondazzi<br> Reportagem Local 
Quando se fala de verruga, quase todo mundo tem logo uma ou outra para mostrar e contar uma história. Pode ser da época de infância, aquela atrevidinha que inventou de aparecer logo no rosto e comprometer o visual, ou outra que teima em voltar cada vez que é retirada, sem falar nas dezenas de simpatias e remédios caseiros para se ver livre dessas bolinhas inconvenientes que aparecem na pele.
Mas, segundo o dermatologista Lorivaldo Minelli, nem tudo o que aparece pelo corpo é verruga. ''Apenas 10% das pessoas têm verrugas, principalmente crianças e idosos'', garante. Muitas das marcas que temos são, na verdade, nevos celulares, que têm aparência, causas e consequências distintas. ''Estes, sim, aparecem em quase todo mundo. Mas como a maioria da população desconhece o assunto, fica fácil confundir'', comenta. Mesmo o que é verruga acaba sendo confundido e levando outros nomes.
Causas Verrugas são causadas por vírus presentes no ar e podem ser inofensivas para aqueles que têm um bom sistema imunológico. Até a questão psicológica influencia no seu surgimento. De acordo com a psiquiatra Sandra Vargas, pacientes estressados podem desenvolver mais facilmente doenças de pele. ''O estresse diminui a imunidade celular, o que facilita o desenvolvimento de verrugas, por exemplo. Por isso vemos muitos idosos com o problema. Além da idade, a sensação de falta de amparo e controle sobre a vida são muito favoráveis à instalação de vírus'', diz. Já os nevos, segundo o Minelli, são resultado de restos de células embrionárias que se agrupam formando um tumor benigno. ''Eles aparecem dependendo da hereditariedade'', garante ele.
Para diferenciar uma verruga de um nevo, é preciso estar atento ao aspecto. O dermatologista explica que elas são sempre protuberantes e indolores, e apresentam um aspecto áspero e rígido. A única verruga dolorosa é a que as pessoas chamam de olho de peixe. Ela dói porque cresce para dentro e comprime os nervos do pé. ''Outra característica é que elas são transmissíveis. Por isso, muitas pessoas acabam tendo mais de uma na mesma área do corpo ou em regiões diferentes'', explica. Já os nevos podem ser manipulados sem dor e são mais moles do que as verrugas, além de adotarem formas variadas.
Saber separar um do outro é importante porque, segundo o dermatologista, muitas pessoas têm o hábito de retirar as 'prováveis' verrugas em casa. Se elas realmente forem verrugas não existe perigo algum, mas nos casos de nevos, é melhor procurar um médico. ''Aqueles que têm aparência escura, marrom ou preta, e os que ficam em áreas de atrito, podem se transformar em melanomas e devem ser retirados através de cirurgia. No caso das verrugas, o problema está em manuseá-las, o que acaba alastrando-as para outras partes do corpo. O ideal é fazer uma cauterização com um especialista'', recomenda.
Cuidados Como são inofensivas, não é necessário ter cuidados especiais com as verrugas. O dermatologista diz que a maioria dos pacientes opta por retirá-las pela questão estética. ''Elas chegam até a cair sozinhas, depois de alguns meses ou anos, mas as pessoas não querem ficar esperando'', comenta. Os nevos, por outro lado, como oferecem o risco de câncer em alguns casos, não devem ser expostos ao sol e não desaparecem espontaneamente.
E como explicar o sucesso das simpatias e remédios caseiros? Para a psiquiatra Sandra Vargas, acreditar que o remédio melhora a percepção de amparo e fortalece o sistema imunológico. ''O estresse diminui e a pessoa se sente capaz e forte. Isso se reflete no organismo'', esclarece. Segundo Minelli, além da auto-sugestão, algumas receitas têm realmente efeito terapêutico. ''Algumas pessoas dizem que funciona colocar Ácido Acetil Salicílico (AAS) sobre a verruga e ''tapar'' o local com um curativo. Isso funciona porque é uma cauterização química feita pelo remédio'', explica o especialista. n


