Namorar, casar e ter filhos. Estas são as etapas de um relacionamento convencional que, mesmo com a modernidade dos dias atuais, ainda é idealizado por muitos casais. Existem pessoas, no entanto, que invertem esta lógica. Seja por circunstâncias da vida ou por decisão própria, após um tempo de namoro passam a ''dividir o mesmo teto'', têm filhos e somente depois decidem oficializar definitivamente a união, seja no cartório ou na igreja.
Os astros de Hollywood, Brad Pitt, 48 anos, e Angelina Jolie, 36, após sete anos juntos e com seis filhos, anunciaram neste mês que vão se casar oficialmente. A cerimônia, ao que tudo indica, vai ocorrer na França, no castelo Miraval, na região da Provence. Apesar de ainda não haver uma data definida, eles estão seguindo as etapas tradicionais que o momento pede. Ficaram noivos e Pitt presenteou a amada com um precioso anel de diamantes.
A estudante de Direito Carla Pellizer Lourenço e o empresário Alexandre Montanucci vivem uma situação semelhante. Juntos há doze anos e com dois filhos - Davi, 5, e Julia, 3 -, decidiram dar um importante passo no relacionamento: se casar na igreja. As alianças douradas já foram compradas, mas ficarão guardadas até o ''grande dia'', que deve ser ainda no primeiro semestre deste ano. ''Já que decidimos nos casar queremos fazer tudo direito. Vamos colocar a aliança somente na igreja'', diz Montanucci.
Eles passaram oito anos - entre 2001 e 2009 - em Boston, nos Estados Unidos, e, por isso, ainda não oficializaram a relação em uma cerimônia religiosa. ''Após seis meses de namoro, em 2001 decidimos ir para os EUA e passamos a viver juntos. Em 2004 nos casamos no civil, mas a nossa família não estava lá. Agora queremos renovar os votos'', conta Carla, ressaltando que já enfrentaram muitos desafios juntos, o que amadureceu o relacionamento.
Segundo ela, o casamento na igreja vai simbolizar o início de uma nova etapa. O casal acredita que a inciativa também é importante para os filhos, que têm os pais como referência. ''Será legal para eles'', declaram.
Carla destaca que ainda não decidiram como será a cerimônia e se vão fazer uma festa para comemorar o momento. ''Nunca tive o sonho de me casar de noiva, mas a gente começa a se empolgar... Vou pensar melhor nisso. Por enquanto, a única certeza que temos é que vamos nos casar na igreja e contar com a presença de quem amamos'', diz.
''Vou entrar na igreja de noiva e já escolhemos os nossos padrinhos. A nossa festa terá buffet, decoração, DJ, clipe de fotos. Estamos organizando todos os detalhes. É a realização de um sonho'', pontua Karina, que vai entrar na igreja com o filho do casal, Eduardo, 6.
Casados apenas no civil, eles sentiam que ''estava faltando alguma coisa''. ''Começamos a nos aproximar da igreja e sentir cada vez mais a necessidade de oficializar a nossa relação diante de Deus e de reafirmar o nosso amor'', salienta o casal, que acredita que tudo passará a fluir melhor em suas vidas após a cerimônia religiosa. ''Para mim, é como se fosse o meu primeiro casamento'', considera Karina.

Imagem ilustrativa da imagem Celebrar é preciso
| Foto: Fotos: Saulo Ohara
Carla Lourenço e Alexandre Montanucci com os filhos Davi e Julia: início de uma nova etapa
Imagem ilustrativa da imagem Celebrar é preciso
Após nove anos juntos, Karina e José Carneiro vão se casar na igreja, com festa, família e amigos
Imagem ilustrativa da imagem Celebrar é preciso
| Foto: Divulgação
Brad Pitt e Angelina Jolie anunciaram que vão oficializar a união depois de sete anos juntos e seis filhos