Apesar de não terem muitos pontos em comum, o jornalista Luiz André Correia Lima, 52 anos, e a engenheira civil Miriam Jerônimo Barbosa estão vivendo juntos há 12 anos sem se casar. Mesmo depois de tanto tempo, o casal ainda não chegou a um consenso sobre o futuro da relação. Miriam confessa que gostaria de oficializar a união, mas Luiz André é reticente. ‘‘Já me casei duas vezes e sei o trabalho que dá para se divorciar. Além disso, a nossa vida a dois está tão boa, então, porque ficar se preocupando com isso?’’, questiona ele.
O casal tem dois filhos - Alexandre, 11 anos e Rodrigo, 9 anos -, mas Miriam garante que não é por causa das crianças que quer regulamentar a união. ‘‘Eu sou daquele tipo de pessoa que gosta das coisas certinhas, principalmente por causa da minha religião’’. Miriam é evangélica e Luiz André é espírita, mas eles garantem que esse não é um ponto de conflito entre o casal. ‘‘Cada um respeita as convicções do outro’’, afirmam.
Apesar da insistência de Luiz André em não querer oficilizar o casamento, Miriam revela que tem esperança que um dia isso aconteça. ‘‘Já o fiz mudar de opinião em muitas coisas, e acredito que ainda vou convencê-lo a normalizar nossa situação’’. Ele retruca: ‘‘Se eu fosse você não teria tanta certeza assim. Nós estamos vivendo muito bem desta forma e não precisamos de papel para garantir nossa felicidade’’.

mockup