CARDÁPIO ESPECIAL




Milton DóriaMesa arrumada como manda a etiquetaEntrada: Salmão marinado
Ingredientes: 200g de filé de salmão sem pele, suco de limão, 6 colheres de sopa de iogurte, 2 colheres (chá) de molho de raiz forte, 1/2 colher (chá) de açúcar, 2 colheres (sopa) de endro picado, folhas de alface para enfeitar, pão preto em fatias finas com manteiga.
Modo de fazer: corte o salmão em fatias bem finas. Será fácil se o peixe estiver descongelando. Coloque o salmão em uma travessa rasa e salpique com o suco de limão. Deixe marinando por uns 20 minutos, ou mais. À parte, faça o molho em uma tigela com o iogurte, o molho de raiz forte, o açúcar e o endro; bata tudo muito bem. Arranje as fatias de salmão em pratos individuais, com as folhas de alface e o molho. Sirva com as fatias de pão preto.
Linguado com molho de vinho e uva
Ingredientes: 3 colheres (sopa) de manteiga em pedacinhos e mais um pouco para untar, 8 filés de linguado (90g), 4 cachos de uva Itália com sementes, 1 xícara (chá) de vermute branco, 1 pitada de sal grosso, 1 xícara ( chá) de creme de leite fresco, 1 colher de sopa de conhaque, 2 gemas ligeiramente batidas, folhas de uva para enfeitar.
Modo de fazer: preaqueça o forno à temperatura de 190º. Unte uma assadeira de bom tamanho em que caibam todos os filés em uma única camada. Arranje os filés, derrame o vermute por cima e coloque a uva. Separe 1 colher de sopa de manteiga e ponha em cima de cada filé. Polvilhe com sal grosso. Asse por 17 minutos, retire os filés e a uva com cuidado, com o auxílio de uma espátula. Mantenha-os aquecidos. Transfira os sucos do cozimento para uma panela. Aqueça até o líquido reduzir pela metade, adicione o creme de leite fresco e cozinhe em fogo baixo por uns 3 minutos. Retire do fogo, acrescente o conhaque, em seguida as gemas. Volte ao fogo baixo, coloque o resto da manteiga, pedaço por pedaço, sem parar de mexer até formar um creme leve e aveludado, sem deixar ferver. Sirva os filés e a uva em pratos individuais, coloque um pouco de molho por cima. Enfeite com as folhas de uva.
Macarrão com figos
Ingredientes: 1 pitada de sal, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 pé de chicória cortada em pedaços pequenos, 500g de macarrão tipo conchinha, ou outro de sua preferência, 8 figos maduros cortados em quatro, 1 xícara de chá de creme de leite fresco (azedo), 100g de queijo parmesão ralado, pimenta preta em grão.
Modo de fazer: ferva a água com sal em uma panela grande e cozinhe o macarrão ‘‘al dente’’. Derreta a manteiga em uma frigideira, junte a chicória e cozinhe por 2 minutos. Reserve. Junte os pedaços de figo à chicória refogada e cozinhe por 1 minuto, até aquecerem. Depois de escorrido o macarrão, junte o creme de leite azedo, metade do queijo, leve ao fogo mexendo sempre, para envolver bem. Com delicadeza, acrescente os figos em pedaços e a chicória. Sirva com o restante do queijo parmesão e pimenta.
Carne de vitela com mel
Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 1 macinho de tomilho, 4 bifes (200g) de carne de vitela, 60g de cogumelos shiitake cortados em fatias, 1/2 xícara (chá) de vinho tinto, 2 colheres (chá) de mel, 1/2 xícara (chá) de vinho do Porto. Batatas Rosti, para acompanhar.
Modo de fazer: aqueça o azeite de oliva em uma frigideira grande. Coloque o tomilho e, quando o azeite estiver realmente quente, adicione os filés. Frite por 1 minuto e meio de cada lado. Deixe os ramos de tomilho na frigideira, retire os bifes e mantenha-os aquecidos. Coloque os cogumelos e o vinho tinto e cozinhe até o líquido se reduzir à metade. Adicione o mel e o vinho do Porto e novamente deixe reduzir à metade, até ficarem cerca de 6 colheres de sopa de molho. Sirva os bifes com um pouco do molho por cima, acompanhados das batatas Rosti. Esse prato pode ser feito com peito de pato, ou uma boa carne de vaca.
Batatas Rosti
Ingredientes: 500g de batatas, 1 dente de alho amassado, 1/2 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de óleo, raminhos de salsa para enfeitar.
Modo de fazer: depois de descascar, rale as batatas com o ralo grosso, depois enxágue sob água fria por 1 minuto, mexendo sempre. Coloque em um pano de prato para secar. Aperte bem. Passe para uma tigela. Acrescente o alho e o sal, amasse e forme rodelas de aproximadamente 7 centímetros. Aqueça a manteiga e o óleo em uma frigideira grande, de fundo espesso. Em fogo baixo, frite as rodelas de batatas, aos poucos, por 6 minutos de cada lado, até ficarem bem douradas. Escorra em papel absorvente, sirva quente, enfeite com salsa picada.
Sobremesa: Pêssegos com molho de framboesa
Ingredientes: 1 kg de pêssegos fatiados, casca e suco de 2 limões, 1 xícara (chá) de açúcar granulado (cristal), 1 xícara e 1/2 de vinho rosé, 175g de geléia de framboesa, 4 framboesas com folhas para enfeitar
Modo de fazer Coloque os pêssegos em uma panela de aço inoxidável, com a casca e o suco dos limões, o açúcar e o vinho. Cozinhe em fogo baixo por uns 5 minutos. Escorra bem os pêssegos e divida as fatias em pratos individuais. Passe a geléia por uma peneira várias vezes, até ficar bem líquida, bata um pouco se for preciso. Cubra os pêssegos com a geléia e enfeite com as framboesas e as folhas.

mockup