Imagem ilustrativa da imagem Cacau garante trabalho e renda
| Foto: Foto: Divulgação
Nas árvores e in natura, os frutos estão prontos para provar



Vindos da Amazônia (AM), os cacaueiros tiveram seu cultivo iniciado em Ilhéus nos idos de 1820. E lá, sob a sombra da Mata Atlântica, o cacau se desenvolveu. Ao encontrar boa terra, o fruto prosperou e se transformou em um dos mais exportados pelo Brasil. Seus produtores enriqueceram, literalmente às toneladas, e se transformaram nos coronéis da alta sociedade da época.

Foi no final do século 19 que a Costa do Cacau foi fundada pelos mesmos coronéis poderosos, entre os quais estão nomes como Misael Tavares, responsável pelo primeiro banco, pelo primeiro hotel, pela primeira rua asfaltada e pelo primeiro elevador de Ilhéus.

Com uma costa de 180 quilômetros, o cacau, ao lado do turismo, garante trabalho e renda para a cidade, seja na produção, na venda da semente ou na fabricação e venda de seus derivados como chocolate em barra, em licores ou até mesmo como suco e sorvete.

Hoje, a cidade abriga um dos maiores encontros temáticos, o Festival Internacional do Chocolate, criado em 2009. Além do Festival, a fama do cacau instituiu fazendas turísticas, nas quais é possível visitar plantações imensas de cacaueiros com guias especialistas no assunto: os trabalhadores das fazendas.

Os frutos colhidos durante seis meses – e plantados durante os outros seis do ano – são, em média, 60 por árvore e de um amarelo forte e escuro. Assim, nas árvores e in natura, estão prontos para provar: basta chupar a polpa em volta das sementes. São aproximadamente 100 variedades de cores e tamanhos de cacau. A extração da amêndoa tem destino de suco ou sorvete. E a semente seca e fermentada é comercializada em arrobas.

Barras, trufas, licores e uma infinidade de derivações do cacau, feitas sem conservantes e com até 70% de cacau puro, garantem um sabor único e verdadeiro da cidade de Ilhéus, conferindo à cidade e ao cacau o reconhecimento por sua alta qualidade, que não fica atrás dos belgas ou suíços.