Cabeça feita
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Marcela Rodrigues Silva <br> <br> Agência Estado
São Paulo - No inverno, eles fazem sucesso ao aquecer o pescoço com muito estilo. Mas, agora que o verão começa a tomar conta, os lenços servem como belos acessórios de cabelo. Versátil, a tendência é a cara da próxima estação. Não é à toa que apareceu nas coleções de verão 2012 de grifes do Fashion Rio, a semana de moda carioca, como Cantão, Mary Zaide e Alexandre Herchcovitch.
Dudu Bertholini, estilista da Neon e famoso pela vasta cabeleira, é autoridade quando o assunto são os lenços e suas mil utilidades. ''Lenço na cabeça é para qualquer estação e época, mas certamente arrasa no verão'', sentencia ele.
Atemporal, o acessório resistiu a décadas sem cair em desuso. Em diferentes funções e estilos, passou pelas cabeças de ícones fashion da música, como as saudosas Carmem Miranda e Amy Winehouse, e do cinema, como Audrey Hepburn. Há, ainda, personagens da TV que também deram lições de estilo por suas maneiras peculiares de se vestir, da viúva Porcina (Regina Duarte) em ''Roque Santeiro'' (1985) à moderninha cosmopolita Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), do seriado ''Sex and the City'', nos anos 2000.
Trance, dobre, use e abuse
Das diversas possibilidades de amarrar um lenço na cabeça, a versão turbante é a mais fashion e queridinha entre os fashionistas - e a preferida de Dudu Bertholini. ''Pode ser usado pela senhora elegante e pela jovem moderninha. Basta saber adaptar o lenço ao estilo pessoal. E tem que ter personalidade para segurar o look'', diz o estilista.
Com lenços estampados, aliás, uma ótima pedida é fazer um mix de estampas no look, harmonizando com outras peças. ''Eu, que já sou ousado, adoro misturar e algumas vezes uso dois lenços ao mesmo tempo. Dá um ar étnico. Mas dá para usar um look básico e deixar o destaque apenas na cabeça'', aconselha Dudu.
O turbante pode ser feito de ''cabeça toda'' ou numa versão mais fácil de usar, ideal para lenços de tamanho menor, que fica com a aparência de uma faixa. ''É só dobrá-lo, prendê-lo com um nó no meio da cabeça e amarrar as pontas por baixo da nuca'', ensina Dudu.
A consultora de moda e estilista Chiara Gadaleta também é adepta do turbante imortalizado pelas divas Greta Garbo e Marie Rucki, diretora do renomado Studio de moda Berçot, em Paris (por onde passaram nomes como John Galliano). Chiara tem uma coleção de lenços e adquire um novo sempre que viaja, de preferência com estampas típicas locais. ''Um lenço confere um ar poderoso ao look. Em dias muito quentes e no dia a dia, uso lenço em forma de tiara. Já os turbantes eu deixo para ocasiões mais sofisticadas, ou quando a roupa pede um algo mais'', conta ela, que não faz distinção de tecido: malha, seda e até lurex. ''Adoro estampas.''
Para quem gostou da ideia, mas tem dúvidas, a personal stylist Márcia Jorge indica opções simples de copiar: ''Um lenço grande pode ser usado como faixa, amarrado na altura da nuca, abaixo dos cabelos. As pontas ficam soltas, com os fios. Ou pode ser trançado junto com os fios, o que também fica lindo'', diz Márcia. Outro exemplo da stylist, mais ousado, é trançar, junto, cabelo e lenço, e amarrar num coque - como a Cantão exibiu no Fashion Rio.
A consultora de moda Glória Kalil também é fã de lenço na cabeça, sobretudo turbante. Para ela, além de ser uma alternativa fácil para um look básico, o recurso é ''fashion e bonitinho'' de passar pelo bad-hair-day com elegância. ''Disfarça sem entregar que a ideia é esconder o cabelo, que não está no melhor dia. É um acessório lindo, que vai bem em muitas ocasiões, basta saber coordenar com o look'', explica. ''É para todas, não tem restrição de idade nem de estilo.''
Mas Glória alerta que o lenço é de fato versátil, mas que não é toda mulher que fica bem com o cabelo todo escondido, e apenas o rosto à mostra. ''É como um chapéu. Tem mulher que coloca qualquer um e fica linda, mas há outras pessoas que simplesmente não têm rosto para usar aquilo. O mesmo acontece com o turbante'', diz a consultora. Para tirar a prova, o jeito é experimentar e ir para frente do espelho. ''Se achar que ficou ok, aí pode usar muito mesmo'', indica Glória.