Assim como pregam os top maquiadores, o segredo de um make bem elaborado está na preparação da pele. E a regra é válida para todos os tons de cútis. No caso da pele negra, o cuidado deve ser redobrado, já que a escolha equivocada da base pode deixar o visual acinzentado ou esbranquiçado, explica Michelle Galdiano, professora de maquiagem no Studio Desirée Soares, em Londrina. "Se não for possível encontrar o produto da cor ideal, é recomendável escolher a base e o pó um tom acima do natural, pois pelo menos a pele ganhará aspecto bronzeado. A mulher de pele negra jamais deve clarear a pele, já que assim vai ficar evidente que está maquiada, criando o indesejado efeito boneca", orienta Michelle.
Na edição 2011 do Miss Universo, a beleza da angolana Leila Lopes, coroada a mulher mais bonita , ficou sob a responsabilidade do americano Dominic Cruz, que é diretor de treinamento da Kryolan, a marca oficial do evento.
Para Dominic, manter a pele limpa e bem hidratada é o primeiro passo para garantir a maquiagem perfeita. Em seguida, é essencial escolher o tom certo da base, utilizando pincéis sem resíduos na aplicação. O uso do primer é outra dica do expert, assim a maquiagem dura por mais tempo, além de neutralizar e equilibrar a oleosidade da pele.
"Na hora de colorir os olhos, o maquiador acredita que as negras mais escuras ficam ótimas com tons quentes como vermelho e dourado. As negras mais claras podem usar cores frias como cinza, rosa, violeta e roxo, porém, a regra não é tão rígida. Em qualquer situação, cabe sempre o bom senso em buscar o equilíbrio", pondera.
Na opinião de Michelle, não existem restrições para sombras, blush e batom para peles negras. "Vai depender da ocasião e da personalidade da mulher", avalia. Ela também recomenda testar base, corretivo e pó na hora da compra, aplicando um pouco no rosto e não do dorso da mão. "Comprar base por catálogo é arriscado. Porém, se não houver outra opção, em caso de escolha errada aconselho misturar uma base mais clara com uma mais escura, até chegar à cor ideal".


Imagem ilustrativa da imagem Beleza no tom certo
Destaque para os olhos na maquiagem perfeita da bela Miss Universo 2011, Leila Lopes
Imagem ilustrativa da imagem Beleza no tom certo
"Não existem restrições para sombra, blush e batom para peles negras, tudo vai depender da preferência, ocasião e personalidade da mulher", avalia Michelle Galdiano