Curitiba - Se a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando, é normal, então, que a beleza na maturidade passe a ser uma preocupação da população, assim como da indústria voltada à estética. Levar para a chamada terceira idade o corpo e o rosto da juventude é impossível, mas alguns cuidados e hábitos de vida saudável têm feito muita gente descobrir que há beleza depois dos 65 anos. Tanto que já chegou ao mercado brasileiro o primeiro produto antissinais específico para as mulheres com mais de 70 anos, desenvolvido pela Natura.
Trata-se do Chronos 70+. Antes de lançar o creme, a empresa fez uma pesquisa que mostrou que 22% das mulheres brasileiras usam cremes específicos para o rosto, sendo que 9,5% delas utilizam os antissinais. O crescimento do mercado sênior (formado por pessoas com mais de 60 anos) foi de 38% nos últimos 10 anos, índice que está motivando o surgimento de produtos para esse público.
Felipe Adan, gerente da linha Chronos, lembra que esse novo creme é um antissinais e não um antiidade. A empresa não quer vincular a sua marca a uma ideia de juventude eterna, mas a um conceito de envelhecimento saudável e de mulheres de ''bem com a vida''.
Thais Takeda, farmacêutica e pesquisadora que desenvolveu o novo Chronos, conta que esse produto é específico para as mulheres com mais de 70 anos por atender as particularidades de uma pele mais frágil com tendência a se desidratar facilmente. Nessa fase, o metabolismo é mais lento, as células respondem menos aos estímulos, a comunicação ou transferência de sinais e nutrientes é feita de maneira mais devagar e os componentes das camadas de pele estão estruturalmente danificadas.
Por isso, segundo os especialistas da Natura, os esforços devem estar concentrados nas etapas de limpeza e hidratação. A última novidade da linha Chronos começou a ser desenvolvida pela empresa há pouco mais de dois anos e já está sendo vendida a R$ 79.
Envelhecer com saúde
Rubens de Fraga Júnior, médico geriatra e professor universitário de Geriatria e Gerontologia em Curitiba, lembra que a nossa sociedade ocidental persegue e idolatra os ideais de juventude, quando a preocupação deveria ser o envelhecimeto com saúde e qualidade de vida. ''O importante é adicionar vida aos anos'', lembra um conceito que se prega hoje entre os profissionais que trabalham com idosos.
O médico explica que o envelhecimento saudável é um reflexo do estilo de vida que o homem teve no decorrer da vida e dos hábitos adotados também com a terceira idade.
O professor afirma que chegam, diariamente, aos consultórios de Geriatria, pessoas que aceitam e outras que renegam o envelhecimento. Para ele, é importante que homens e mulheres aceitem o processo de desenvolvimento humano até a velhice e lembrem-se que não é o envelhecimento que limita o idoso, mas as doenças crônicas. Segundo o médico, não se pode confundir senescência (envelhecimento normal) com senilidade (envelhecimento patológico).

Imagem ilustrativa da imagem Beleza na maturidade
| Foto: Divulgação
mockup