"Sou maquiador há 30 anos e não sabia que a maquiagem pesa no rosto", diz o maquiador Beto Maran. "Soube agora quando usei uma base em uma cliente e ela disse, nossa, Beto, não pesa. Homem não conhece isso", relata. "Mas a cosmética está muito avançada", conta o maquiador, que foi convidado pela multimarcas de produtos de beleza Paris para apresentar para as clientes o lançamento da Dior, a Nude Air.

"É uma base de leve sensação com ótima cobertura. Não é cobertura total, mas esconde as manchinhas", ensina Maran. Do tipo sérum, a Nude Air, aplicada com um conta-gotas, foi desenvolvida para que a pele continue respirando mesmo e se reidratando com a tecnologia Oxygen Activ.

"O nome base já diz o que ela pode oferecer para a maquiagem. Ela é a base da beleza do rosto feito por meio da maquiagem", diz o expert. "Havia um tempo em que a maquiagem tinha que ser retirada logo, hoje ela tem a tecnologia de tratamento, muitas vezes é melhor ficar com a maquiagem do que sem ela."

Para Maran, "você pode estar bem maquiada só de base e rímel. Por exemplo, em uma viagem de trem de Amsterdã para Paris, se a mulher não tiver um batom, pode passar a base e aproveitar o rosê dos lábios. A base bem aplicada vai dar um ar de saúde", ensina. "A base é um recurso para resolver alguns probleminhas que o ser humano não gosta. Tira uma manchinha, reduz uma papadinha. A base é corretiva."

Passar um tom mais escuro na papada é um ótimo recurso, segundo o maquiador, para disfarçar a gordurinha indesejada abaixo do queixo. "Cria uma sensação de profundidade", avisa. Para escolher o tom certo da base, quase sempre um drama para as mulheres, o maquiador dá a dica: conte com o vendedor. "Ele sabe das cores, você é que tem que ser inteligente para que ele te venda o que é melhor para você", avisa. Outra dica de expert é: "escolha sempre meio tom acima da sua pele. Não use nunca o tom exato da sua pele, principalmente quem tem manchas", ensina.

"Antigamente, a base tinha que ter o acabamento do pó. Hoje, com as novas bases, o luxo é não precisar do pó. É a cara da maquiagem moderna", diz. Sobre a versatilidade da base, o maquiador ensina como usá-la de outras formas. "Adoro usar a base como corretivo e também a base como batom, é só passar um gloss por cima que fica um nude lindo."

"Por último, mas na verdade o primeiro passo, é como aplicar a base. Uma base aplicada em dois minutos, vai manchar e escorrer depois de uns 40 minutos. Então a atenção com a aplicação é primordial e tem que ser uniforme. Nas extremidades da máscara facial, use só o resto das mãos ou pincel", explica.

Imagem ilustrativa da imagem BELEZA - Base aliada
Beto Maran e a blogueira Indaíra Laureano: base é um ótimo recurso
mockup