Beabá de boas maneiras
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Vivian Fukushima<br>Reportagem Local
Garantir que as crianças aprendam, desde cedo, as regras básicas de comportamento estabelecido pela sociedade, é imprescindível para que elas desenvolvam a habilidade de se relacionar com as pessoas e se sintam seguras em todas as situações sociais.
Segundo especialistas, o mais importante nesse aprendizado é o exemplo dos pais. Eles são modelos de comportamento para os filhos que, naturalmente, irão imitá-los. Porém, a escola também representa papel fundamental nesse processo e pode ser determinante para que os pequenos adquiram boas maneiras.
Um exemplo de comportamento ideal, que chegou a surpreender a jornalista Walkíria Vieira, aconteceu quando sua filha, Marcela Vieira Barreto, e a amiguinha Mariane Buzzata, com 5 anos na época, brincavam juntas em uma tarde de domingo. "Elas se divertiram no quarto da minha filha, que estava com a cama desarrumada, brinquedos por toda a parte, um típico dia de lazer", conta.
A surpresa foi quando a amiguinha foi embora e Walkíria voltou ao quarto já imaginando a bagunça que teria que arrumar. "Quando entrei, me deparei com a cama feita, os brinquedos recolhidos e dispostos na prateleira, tudo muito bem organizado. Aquilo chamou minha atenção, afinal, não é comum uma menina de cinco anos, ao sair da casa da coleguinha, deixar tudo organizado".
E ao encontrar a avó de Mariane, que cuida da garota, e parabenizá-la, outra surpresa: "Ela me contou que essa atitude era resultado das atividades desenvolvidas na escola".
A escola citada é o Colégio Mãe de Deus, tradicional instituição de ensino da cidade, que além das aulas em meio período, conta com o sistema de ensino integral, porém, com um diferencial: além das atividades pedagógicas, artísticas e lúdicas, as meninas, com idades entre 5 e 9 anos, aprendem a se comportar em diversas situações.
De acordo com Tatiane Orchel Pereira, professora responsável pelo integral, a rotina das meninas começa logo cedo, com o café da manhã. Em seguida, várias atividades são realizadas, como jogos, pintura, culinária, e também um horário para fazer as tarefas escolares. No colégio, Tatiane explica que as meninas têm um quartinho individual, onde podem descansar também. "Cada uma possui sua cama, seu armário, onde podem guardar as coisas. Aqui elas tomam banho e aprendem os cuidados com a higiene, além de desenvolver a autonomia. Assim que trocam de roupa, dobram o que foi usado, guardam e, depois do descanso, arrumam a cama".
Outro momento em que boas maneiras são estimuladas ocorre durante o almoço. "Elas aprendem o modo correto de uma menina sentar, usar e retirar os talheres da mesa; cada uma faz seu próprio prato, com o cuidado para que não sobre nada no final", explica.
E para quem pensa que todos esses conhecimentos são repassados às meninas de maneira rígida, como era na época de nossas avós, se engana. "Tentamos fazer com que tudo seja divertido, afinal de contas, elas são crianças. Mas essas pequenas atitudes diárias, como arrumar a cama que acabou de ser usada, com certeza refletirão no comportamento futuro delas", afirma a professora.