A bulldog francês Moah é uma verdadeira atleta. Com 1 ano e meio de idade, Moah ficou conhecida na internet após seus donos, Nicole Takahachi Fernandez e Leonardo Fernandez, criarem uma conta para ela no Instagram (@moah_frenchie). Mas o que essa cachorrinha tem de especial? Moah é apaixonada por skate e faz manobras sobre o objeto que deixam qualquer um de queixo caído. "Nós não ensinamos nada. Uma vez fui praticar e a levei comigo. Assim que ela viu o skate já pulou em cima e começou a andar", relembra Leonardo. Segundo os donos, além do skate, Moah também adora jogar bola.

Há dois meses porém, Moah foi diagnosticada com síndrome da cauda equina e precisou se afastar dos esportes. "Essa síndrome afeta a parte final da coluna onde ficam os nervos periféricos e faz com que ela tenha maior sensibilidade no rabo", explica o veterinário Rodrigo Gusmão. Como consequência disso, Moah passou a coçar e mordiscar o rabo e apresentar suspeitas de convulsões não clássicas.

Para complementar o tratamento, além dos remédios Moah passou a fazer sessões semanais de acupuntura. "Ela teve uma melhora muito significativa. Depois da acupuntura ela para de se coçar e fica bem mais relaxada", conta Nicole. Sempre agitada, Moah parece sentir quase que imediatamente o efeito de bem-estar das aplicações. É nessa hora que ela se transforma e consegue relaxar. (B.Q.)

Imagem ilustrativa da imagem Atleta em tratamento
| Foto: Foto: Lis Sayuri
Nicole Fernandez com a bulldog francês Moah, diagnosticada com a síndrome da cauda equina: sessões semanais de acupuntura