Aluno como protagonista da aprendizagem
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Considerando o que traz a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/9394-96), as escolas públicas também estão adequando suas práticas educacionais à realidade imposta pelo mundo moderno. ''As instituições da rede estadual estão efetivamente inserindo as novas tecnologias'', afirma Adriana Regina de Jesus, doutora em educação e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
As salas de aula das instituições públicas, segundo ela, já estão equipadas com recursos multimídias e os alunos tem à disposição um laboratório de informática implantado por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). O Programa Paraná Digital permite que os professores tenham acesso à internet e outras facilidades.
Para Adriana é essencial que os alunos de hoje tenham contato com as novas tecnologias no ambiente escolar. ''Com isso, a dedicação é maior e o desempenho também melhora, pois o conteúdo passa a ser significativo para o aluno que se transforma em protagonista do seu aprendizado'', defende a doutora em educação.
Ela alerta, porém, que a nova realidade exige uma postura diferenciada dos professores. ''É preciso adequar a forma de ensinar e perceber como o aluno de hoje aprende. O professor deve desempenhar a função de mediador, transformando informação em conhecimento'', ressalta.
Adriana destaca ainda que é de suma importância investir na formação dos professores para que possam dominar as tecnologias e utilizá-las de forma adequada. ''O profissional deve estar consciente do seu trabalho e fazer um bom uso dos recursos disponíveis'', pontua. (P.C.B.)