Agulhas em prol da beleza
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Michelle Aligleri <br> Reportagem Local
Equilíbrio é a palavra-chave da medicina oriental. Na acupuntura isso não é diferente, as agulhas são colocadas em pontos estratégicos a fim de reestabelecer o equilíbrio no organismo como um todo. O tratamento de saúde com as agulhas já é conhecido, reconhecido e realizado até mesmo nas unidades básicas de saúde. A novidade está na utilização da acupuntura para fins estéticos.
De acordo com a fisioterapeuta e acupunturista Simone Sayone Tano, o uso da acupuntura com este objetivo é recente. Ela conta que algumas lendas chinesas trazem histórias de princesas que usavam recursos da acupuntura para se manterem belas. ''No Brasil, o uso das agulhas para buscar a beleza está sendo bastante difundido nos cursos de estética'', afirma.
Segundo Simone, a diferença está no fato de que, além de trabalhar o equilíbrio do organismo como um todo, as agulhas são usadas para potencializar a estética da paciente. ''Não dá para fazer apenas a parte da estética, é necessário trabalhar o todo do organismo, por isso as pessoas que aplicam a técnica precisam ter o curso de acupuntura'', afirma.
A acupunturista afirma que sinais como falta de vitalidade, pele sem viço, unhas quebradas e cabelos sem brilho são sintomas de que existem alterações no organismo que precisam ser trabalhadas. ''Em apenas uma sessão é possível ver a diferença. Nós colocamos a pessoa novamente em equilíbrio, mas se ela se estressar os sinais podem voltar a aparecer'', explica. Conforme a fisioterapeuta, inicialmente são feitas cerca de cinco sessões de acupuntura e elas têm um efeito que dura cerca de três meses. ''O tratamento pode ser continuado com sessões a cada 30 dias'', acrescenta.
A acupuntura com fins estéticos pode ser feita para o rosto e para o corpo. Simone afirma que, em alguns casos, na primeira sessão de acupuntura é possível notar a redução de 1,5 cm na silhueta corporal. ''Utilizamos pontos de acupuntura que favorecem a eliminação de líquidos. Também usamos a eletroacupuntura, que potencializa dez vezes os efeitos da acupuntura tradicional, a mocha e a ventosaterapia'', enumera.
Conforme Simone, a acupuntura também pode ser uma aliada para as pessoas que buscam o emagrecimento, a redução da gordura localizada, do culote e da celulite. ''Na parte facial trabalhamos as olheiras, acne e rugas. Usamos o pó de pérola, algas vermelhas e verdes, são produtos naturais que dão vitalidade para a pele'', explica. Ela acrescenta que as agulhas são colocadas em pontos extras, que não fazem parte dos meridianos principais, usados normalmente pelos acupunturistas.
Para que o tratamento tenha um efeito melhor, Simone afirma que repassa para as pacientes algumas orientações a respeito da alimentação. ''Na medicina tradicional chinesa cada alimento tem uma função e uma característica, sabemos que a ingestão adequada potencializa o tratamento'', conclui.