Marley, um cachorro da raça Lhasa Apso, de dois anos e meio, anda sempre de coleira e plaquinha de identificação, mas nem sempre foi assim. A proprietária Caroline Moretti, 25 anos, decidiu colocar a plaquinha depois que Marley fugiu de casa e passou cinco dias desaparecido. O medo de nunca mais vê-lo fez com que a vendedora providenciasse o acessório para os dois cachorros que tem no quintal.
O cachorro desapareceu numa tarde de domingo por conta de um portão que ficou aberto sem querer, e só foi encontrado na quinta-feira seguinte depois de muito choro e preocupação. ''Coloquei uma foto dele na rede social, divulguei entre os protetores das ONGs de animais, espalhei cartazes pelo bairro e conversei com todo mundo que encontrei parado nos pontos de ônibus próximos à minha casa'', conta. Caroline lembra que todos os dias pela manhã saía pelas ruas do bairro em busca de Marley. ''Eu voltava para casa chateada e o outro cachorro também ficava triste e chorava pelos cantos da casa.''
Depois de tanta procura e frustração, a vendedora acabou encontrando o animal por acaso. ''Conversei com uma mulher na rua e disse que estava procurando o cachorro. Ela contou que o filho dela tinha visto o Marley alguns dias antes e que me ligaria. Em uma das minhas buscas pelo bairro acabei batendo na casa dela sem saber e vi o Marley no quintal. O garoto tinha ido buscá-lo em um lugar afastado do bairro'', lembra.
Com o cão de volta à sua casa, a primeira coisa que Caroline fez foi providenciar as plaquinhas de identificação para os animais. ''Hoje todos da casa estão mais atentos com o portão, mas se acontecer de um deles fugir ficará mais fácil encontrá-los'', destaca.
A história de Poodle Toy Bethoven também tem um final feliz. O animal desapareceu da casa do recepcionista Augusto Garcia Silva, mas acabou sendo encontrado e devolvido no mesmo dia. De acordo com o dono, o animal tinha mania de sair de casa e voltar logo em seguida, mas em uma destas vezes um morador da residência não observou que o animal estava para fora e fechou o portão. ''Quando percebemos que ele estava perdido logo começamos a divulgar. Coloquei fotos na internet e em locais próximos à minha casa'', diz.
Bethoven foi encontrado por um casal há mais ou menos um quilômetro de distância da casa onde mora. ''Eles recolheram o cachorro porque viram que ele seria atropelado'', conta. Segundo Augusto, mais tarde o casal foi até um posto de gasolina e viu um cartaz com a foto de Bethoven e o telefone de contato. ''No mesmo dia eles devolveram o cachorro. Fiquei feliz porque no dia seguinte seria meu aniversário'', relata.
O verdadeiro dono
Em um dia de muita chuva, o bacharel em direito Fernando Tanaca recolheu em uma rua perto de sua casa um cachorro da raça Schnauzer. ''Eu já tinha visto ele pelo bairro algumas vezes e sabia que deveria ter um dono. Chegando em casa, dei um banho no cachorro, tirei uma foto e coloquei na internet'', afirma. Apesar de muitas pessoas terem ligado querendo o animal, Fernando estava certo de que iria buscar o verdadeiro dono.
Nos dias seguintes, o bacharel colocou o cachorro em uma coleira e saiu para caminhar com ele pelo bairro. ''Minha esperança era que o dono morasse nas proximidades e reconhecesse o cachorro, e foi isso que aconteceu''. Quatro dias depois do resgate, durante uma destas caminhadas, Fernando se deparou com um senhor que chamou o cachorro pelo nome. ''Quando ele reconheceu o homem eu tive a certeza que aquele era o dono verdadeiro e então devolvi'', afirma. Para ele, a experiência foi interessante. ''Achei legal encontrar o dono e saber que aquele é um animal querido, o problema é que eu já vi este cachorro na rua de novo'', lamenta.


Imagem ilustrativa da imagem Achados e perdidos
| Foto: César Augusto
Caroline Moretti colocou plaquinha de identificação em Marley depois que ele fugiu de casa e passou cinco dias desaparecido
Imagem ilustrativa da imagem Achados e perdidos
| Foto: Anderson Coelho
Toy Bethoven desapareceu da casa de Augusto Silva, mas foi encontrado no mesmo dia: ''Coloquei fotos na internet e em locais perto de casa''
mockup