Na alta cúpula fashion da internet não se fala em outra coisa. As blogueiras de moda estão na moda! Com milhares de seguidoras em suas páginas, muitos consideram que estas meninas - em sua maioria bem-nascidas - são grandiosas influenciadoras de comportamento, chamando cada vez mais a atenção de empresas a patrocioná-las.
Segundo o dicionário Wikipédia, blogosfera é o termo utilizado para denominar o conjunto de weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Sendo assim, o que exatamente elas fazem em suas páginas que anda chamando tanta atenção?
''Uma blogueira de moda não só se veste, tira foto e posta no dia. Ela reúne informações, tanto sobre estilo e moda, quanto de todo o universo feminino e desmistifica o processo e entrega ao leitor/leitora de uma forma mais simples. Uma blogueira de moda precisa ter tempo e paciência, tanto para criar o blog quanto para entrar no ar. É comum algumas pessoas virem perguntar sobre como aumentar suas visitas e, para isso, você precisa manter o que está fazendo, se conectar com os leitores e esperar'', diz a blogueira londrinense Bárbara Khouri, 21 anos, do blog ''All The Pretty Faces''.
Residindo em São Paulo, onde cursa Economia na FAAP, Bárbara, que trabalhou por três anos no mercado financeiro, completa: ''É preciso ter também a consciência de que você está se expondo e decidir o quanto disso você quer, para depois não sofrer. Para o blog se destacar mesmo, aí vai do estilo da menina, do carisma dela, da facilidade de se comunicar com o público e outras questões de personalidade'', diz.
A preocupação citada acima tem fundamento. Com tanta gente produzindo material (muitos sem originalidade nenhuma), é natural que os blogs de 2qualidade sejam segregados dos que deixam a desejar. Segundo as blogueiras, quem geralmente se torna celebridade na web e aprende a ganhar dinheiro postando, adquire este espaço em consequência de um trabalho sólido e bem feito.
''As mulheres têm cada vez mais interesses e, na minha opinião, um bom blog é aquele que aborda, de maneira inteligente, vários assuntos ligados à realidade feminina. O público é supercrítico. Por me acompanharem diariamente, as leitoras me tratam com a maior intimidade, então se não gostam de algo, elas falam mesmo'', revela Luisa Accorsi, 23 anos, do blog Sonhos de Crepom.
'Nova profissão'
Mas, engana-se quem pensa que blog é só lazer. A ''nova profissão'' demanda tempo e uma rotina de trabalho cheia de disciplina. Carol Tognon, do blog Salto de Ouro, passa até 15 horas por dia postando, respondendo a leitoras e pesquisando. ''É sacrificante o trabalho, mas compensador em vista de todo carinho e apoio que recebo. Passo muito tempo me atualizando em revistas, sites americanos e desfiles internacionais. No próximo ano começo minha pós (graduação) em moda.''
Para trazer audiência para seu espaço, tornando-o interessante, Luisa se dedica o dia inteiro e, segundo ela, isso não é força de expressão. ''Mesmo quando não estou realmente postando ou respondendo às leitoras, estou ligada no iPhone pensando em pautas, produções, tirando fotos.''
Para não cair no senso comum, Bárbara, por sua vez, reserva três horas por dia para os posts, outras duas para pesquisas e, duas vezes por semana, fica o dia todo tirando fotos e criando material.
É de conhecimento de todos que acompanham este universo que o grande sucesso destas meninas figura nos chamados ''looks do dia'' e também nas alquimias de beleza que envolvem maquiagens e afins. No geral, elas reinam absolutas em roupas de grifes, em looks de elaboração própria e fotos cheias de ângulo. Mas garantem - mesmo se valendo deles - que não é necessário usar somente produtos caríssimos para fazer um bom blog.
''Geralmente os looks do dia são feitos com minhas próprias roupas ou de alguma marca que anuncia no meu blog. Aí vou na loja, escolho o que combina comigo e visto. Porém, a roupa é minha, a escolha é minha, apenas fotografo looks que realmente uso no meu dia a dia. Acho que isso é o mais importante para as leitoras: ver que realmente estou usando e é real, para que possam se inspirar. Meu estilo é focado em roupas que a mulher da classe média pode usar. Tenho roupas e bolsas de grife, porém não é somente isso que eu uso'', explica Carolina.
No ''All The Pretty Faces'', Barbara Khouri estampa seu estilo próprio, que segundo ela, envolve o que vê nas vitrines. ''Cada menina recebe uma tendência de um jeito. Misturado a isso, pode ter algum produto que as blogueiras estão tentando promover. Os looks do dia mais bem aceitos são os que acrescentam algo diferente, não tão óbvios. Jeans e camiseta branca não é look de blog porque é óbvio, mas colocando certos acessórios, amarrando a camiseta de um lado e, talvez dobrando a barra da calça, conseguimos outros efeitos. É mais sobre styling das peças do que realmente as peças. Já sobre as grifes, a maioria das blogueiras usa em acessórios, principlamente bolsas e sapatos. Tem menina que não usa grife, depende muito.''

Imagem ilustrativa da imagem A vez das blogueiras de moda
| Foto: César Augusto
Luisa Accorsi, 23 anos: ''As leitoras me tratam com a maior intimidade, se não gostam de algo, elas falam mesmo''
Imagem ilustrativa da imagem A vez das blogueiras de moda
| Foto: Divulgação
Bárbara Khouri, 21 anos: ''Para o blog se destacar, aí vai do estilo da menina, do carisma dela''