Cleide Cavalcante
Agência Estado
Todo mundo sabe que a água é um elemento essencial para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, o que muitos desconhecem, é que ela pode curar problemas como acne, reações alérgicas, doenças reumáticas, asma, bronquite, celulite e reduzir a pressão arterial. A teoria é defendida pelo médico sanitarista Márcio Bontempo, que indica como a água sob a ação de campos magnéticos, aliada a uma dieta balanceada, é uma potente arma na manutenção da saúde.
No livro ‘‘Água e Magnetoterapia’’ (Editora Best Seller), Bontempo lembra que a magnetoterapia é conhecida e pesquisada há milhares de anos, em países como os Estados Unidos, Rússia, Japão, Inglaterra, Alemanha, Canadá, Itália e Índia. ‘‘Com a evolução natural da magnetoterapia chegou-se à idéia de expôr a água a campos magnéticos. Os experimentos mostram que quando expomos uma certa quantidade de água a ímãs, tanto as suas moléculas quanto os cristais da sua composição se modificam’’, explica. Bontempo.
No Brasil, o pioneiro em pesquisas nesta área, informa o médico, foi o pesquisador e inventor Armando José Orsatto, que desenvolveu e patenteou equipamentos para imantação da água. ‘‘Graças ao trabalho do professor Armando Orsatto, hoje é possível a fabricação em escala industrial de aparelhos indutores magnéticos de água para uso doméstico ou profissional, em hospitais e clínicas, por exemplo, e em larga escala para reservatórios de cidades’’, explica Bontempo.
Pesquisas Outras pesquisas no País, destaca Bontempo, estão sendo realizadas na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, e na Universidade de São Carlos, em São Paulo. E, ainda, pelo Instituto Organon. ‘‘Os diretores deste centro são Janete Batistela e Edval Rodrigues de Viveiros. Esses cientistas, especialistas em Biofotônica, têm estudado continuamente a água magnetizada, e obtido resultados consideráveis’’, salienta. ‘‘Empregando tecnologia de ponta, eles confirmaram o que se sabe sobre os efeitos da água magnetizada e mostraram novos caminhos para que se conheça ainda mais sobre o tema.’’
No corpo humano, completa o Bontempo, a água imantada aumenta o aporte biolétrico nas células, incrementa a participação dos nutrientes celulares nos órgãos, glândulas, tecidos e ossos. ‘‘Existem ainda muitos outros efeitos da água magnetizada, ora em observação. Conclui-se que a água sob a ação magnética, com a correção da sua polaridade molecular, só pode ser útil para o restabelecimento da saúde e prevenção das doenças, não havendo possibilidade de nenhuma contra-indicação ou de efeitos prejudiciais’’, pondera.
Conforme Bontempo, não existe nenhuma recomendação rígida ou uma ‘‘posologia’’ para consumir a água submetida ao aparelho indutor magnético. ‘‘Basta utilizar a água dos aparelhos em substituição à água comum. Aconselha-se ingerir uma quantidade maior de água imantada ao longo do dia, além de um litro/dia para pessoas sem problemas específicos de saúde. Para casos de cálculos renais, ingerir cerca de dois litros/dia, ou mais, segundo orientação médica’’, ensina.
Quanto a alimentação, Bontempo recomenda uma dieta rica em cereais integrais, frutas da estação, verduras e legumes puros, raízes, tubérculos, mel, castanhas, missô e tofu (queijo de soja). ‘‘A alimentação moderna, se rica em carne, gorduras saturadas, frituras, açúcar, café, álcool, doces, suflês, massas brancas e outros, produz constante acidificação do sangue e elevação da sua viscosidade. Um sangue rico em resíduos (ácido úrico, uréia, colesterol, triglicerídeos etc, ), em material ácido, em sais (sódio, cálcio, potássio etc.), em proteínas pesadas, e pobre em oxigênio, torna-se um fluido denso e carregado, favorecendo as doenças degenerativas’’, argumenta.

mockup