Os alimentos funcionais promovem a saúde e ajudam a prevenir doençasA relação estabelecida entre saúde e alimentação não é nova. Nossas sábias avós já sabiam de cor os ‘inúmeros efeitos’ que determinados alimentos provocam no organismo. Alguns desses efeitos já foram comprovados pela ciência. O próprio surgimento de profissionais de nutrição foi um reconhecimento da importância dessa ligação entre alimento e saúde. No entanto, a ciência está descobrindo mais. Pesquisas recentes vêm apontando para os chamados alimentos funcionais ou nutracêuticos. Eles são denominados assim porque apresentam componentes específicos diferenciados (substâncias bioativas também chamadas de fitoquímicos), que ajustam e modulam o sistema fisiológico do organismo humano de modo a promover a saúde e prevenir doenças.
As frutas e os vegetais são alguns dos principais alimentos considerados nutracêuticos
Desse modo, num futuro bem próximo, os supermercados, as feiras e os sacolões podem se transformar em verdadeiras farmácias. É que se descobriu que esses compostos químicos, presentes sobretudo em frutas e vegetais, além de diminuir o risco de várias doenças crônicas também protegem contra doenças como o câncer.
Os alimentos funcionais são classificados em três tipos principais: com propriedades imunomodulatórias (atuam contra diversos tipos de antígenos como corpos estranhos, microorganismos patogênicos e células tumorais), com atividades antioxidantes (evitam a formação de radicais livres, que provocam o envelhecimento acelerado e doenças degenerativas diversas como mal de Parkinson, aterosclerose, hipertensão, câncer, entre outros), e os que possuem ácidos graxos poliinsaturados w-3 e w-6 (devido a suas propriedades hipotensivas diminuem o colesterol e previnem problemas cardiovasculares, entre outros).
A nutricionista Mikaela Naguiça Sonomura lembra que embora a relação direta entre esses alimentos e a prevenção de doenças seja clara em muitas pesquisas, há muito ainda a se descobrir. ‘‘Acredita-se, por exemplo, que o ácido elágico, encontrado na uva, no morango e nas nozes, associado ao ácido clorogênico encontrado no café, no pêssego e na ameixa, tem efeito protetor sobre vários tipos de câncer. No entanto, as pesquisas em torno do assunto são recentes e por isso ainda exigem estudos mais aprofundados’’, explica.
De qualquer forma, a verdade é que esses alimentos representam uma grande promessa para o futuro e estão sendo vistos com carinho por muitos pesquisadores. Afinal, é a possibilidade de melhora de qualidade de vida de muitas pessoas a partir de comidas tradicionais e, quem sabe, até de novos produtos criados a partir da engenharia genética. Tudo isso apontando para um leque de possibilidades.
As pesquisas podem evoluir até para a formulação de cápsulas que contenham as substâncias concentradas dos alimentos funcionais, mas a maioria dos cientistas acredita que a melhor forma de se obter os fitoquímicos ainda é através dos alimentos consumidos de maneira natural. Simplesmente porque não se sabe ainda quais substâncias são mais eficientes, nem as melhores combinações e dosagens a ser realizadas.
E nesse sentido, ao se consumir esses alimentos, é importante não se deixar influenciar por modismos e lembrar que uma boa alimentação significa também variedade. A pirâmide alimentar continua sendo um bom parâmetro. ‘‘Qualidade, quantidade, harmonia e adequação são palavras-chave quando o assunto é dieta’’, ressalta Mikaela.

mockup