A imagem da secretária
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 23 de novembro de 2001
Por Mary Persia<br>Agência Estado 
Quem chega à ante-sala de um escritório sabe que a secretária é o cartão de visitas do lugar. Mas ela é mais do que isso. ''A imagem da secretária cria expectativas sobre a empresa e o próprio chefe'', considera a consultora de imagem Ilana Berenholc. Segundo Ilana, uma secretária elegante e discreta faz imaginar um chefe competente, enquanto uma aparência descuidada pode fazer pensar que o chefe também o seja.
A consultora afirma que, às vezes, o problema não chega a ser descuido, mas o modo como a secretária pensa a roupa de trabalho. ''Se ela preocupa-se mais com a aparência pessoal do que com a corporativa, dará a impressão de que se sente mais importante do que a empresa'', observa. O ideal é que as duas imagens, a pessoal e a da empresa, estejam alinhadas. ''Afinal, pela imagem corporativa a empresa é percebida, reconhecida e julgada pelo mercado'', lembra.
Discrição ainda é a palavra-chave e, para ser discreta, primeiro a secretária precisa saber o que a sua imagem diz a seu respeito. ''Ela deve se perguntar: 'Pareço confiável, comprometida, prática, ativa?'. É preciso que ela seja extremamente crítica'', ressalta Ilana.
As estampas, por exemplo, devem ser evitadas à medida do possível, pois dizem muito sobre a mulher. Floral dá um ar de fragilidade, enquanto barquinho, estrelinha infantiliza. As estampas datadas dão a impressão de que ela parou no tempo e as tradicionais podem dar uma aparência muito conservadora.
Peças justas e curtas, que marquem os quadris ou tenham alguma intenção de sensualidade, também estão vetadas. ''O biotipo da brasileira segue o formato de pêra, com quadris largos, e pede roupas com um corte mais solto'', indica Ilana. A consultora, que é também docente do Senac Moda, em São Paulo, sugere ainda cores claras perto do rosto e mais escuras para as saias e calças.
Essas duas peças, aliás, merecem atenção especial. Atualmente, salvo em lugares como fóruns e órgãos mais conservadores, as regras para vestuário caíram em desuso. Porém, vale lembrar que ainda hoje
pas calças dão um ar mais prático e despojado, enquanto a saia compõe uma linha mais clássica. O importante, no entanto, é que a secretária saiba se comportar com a peça que está vestindo.
Maquiagem e cabelo
Quem olha para uma mulher pode não saber e o ideal é que não saiba , mas a maquiagem é um item fundamental para compor uma aparência agradável. ''Não é futilidade. Ela dá um ar saudável, descansado. É o fechamento do visual'', ressalta Ilana. ''A diferença entre estar com o rosto 'lavado' e estar com batom já é incrível.''
O cuidado deve ser não apenas para a falta, mas principalmente para o excesso ou inadequação de determinada maquiagem para o ambiente de trabalho. Batons vermelhos, cintilantes chamativos e lápis de olho branco estão fora de cogitação.
Já os cabelos exigem definição. O curto deve ter um corte exato e a tintura demanda manutenção rigorosa. ''Ou a mulher assume os cabelos brancos ou mantém a tintura em dia.'' Já os cabelos compridos devem estar preferencialmente presos, para afastá-los do rosto. (M.P.)
Personalidade
Para as secretárias que, depois de tantas recomendações de discrição, receiem parecer ''apagadas'', Ilana propõe: ''Às vezes, ela pode ser clássica ou simples demais. Nesses casos, os acessórios podem ajudar''. A dica é ter peças-curinga no guarda-roupa e ir renovando bolsas, sapatos e jóias ou bijuterias, dentro do estilo pessoal. ''Vale o exemplo dos homens, que têm cinco ternos e os combinam com diversas camisas e 15 ou 20 gravatas.''
Outra dica da consultora para saber como andam a expressão facial e a aparência como um todo no local de trabalho, é um espelhinho estrategicamente posicionado. ''Assim, a secretária pode perceber se está sem batom ou com a cara 'amarrada'.'' Mas nada de ficar se olhando a cada cinco minutos. Como sempre, discrição é a alma do negócio. (M.P.)


