A fantasia vira trabalho
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de outubro de 2008
Herika Fondazzi<br> Reportagem Local 
O mundo criado por Walt Disney é tão fascinante, tão mágico e divertido que toda criança tem o sonho de visitar a Terra da Fantasia pelo menos uma vez na vida. Muitos adolescentes passam anos esperando um dia visitar o parque encantado onde estão todos os personagens dos desenhos e filmes animados, como Mickey, Pato Donald, Cinderela. E até os adultos admitem se divertir como nunca nos brinquedos e espaços temáticos.
O problema é que a Disneylândia está fora do alcance de muita gente devido ao custo do passeio. Mas nem por isso o sonho deve ser abandonado. Uma outra oportunidade de viagem oferece a possibilidade de se divertir nos parques sem desembolsar tanto dinheiro. Os intercâmbios na Disney podem ser a possibilidade de os jovens realizarem seu sonho de infância e também obter experiência de trabalho em uma das empresas mais conhecidas no mundo.
Este é o caso da publicitária Ana Carolina Kley Vita, que foi para a Disney através de um programa do STB (Student Travel Bureau) e está trabalhando no Epcot, em uma atração do filme Procurando Nemo. ''Conhecer a Disney era um sonho de infância, mas nunca imaginei que ficaria aqui por seis meses, muito menos trabalhando. Hoje percebo que minha decisão valeu a pena, pois além de viver um sonho vejo que a Disney é uma empresa única, que sabe transmitir muito bem seus valores para os empregados e, consequentemente, para seus visitantes. Acima de tudo, estou vivenciando como funciona uma empresa de sucesso'', ressalta.
Responsável por assessorar o personagem de uma apresentação e também pela segurança dos visitantes, ela garante que ainda sobra tempo para se divertir. ''Não temos muita rotina. Às vezes trabalho dez horas por dia, às vezes menos. Mas sempre dá para sair com os amigos e aproveitar os parques. Também estou fazendo um curso de hotelaria e tenho as sextas-feiras à tarde livres para fazer o que quiser. A responsabilidade é imensa, mas é muito divertido'', garante.
A turismóloga Mirian Numata já tinha estado na Disney duas vezes, quando era criança e na adolescência. Mesmo assim, não dispensou a possibilidade de voltar ao parque como funcionária. ''Fiquei sabendo que era possível trabalhar na área de turismo na Disney através de uma palestra e me interessei. Pelo reconhecimento internacional que a empresa tem, seria muito bom para meu currículo'', afirma.
Depois de ter ficado seis meses trabalhando nos parques, ela só se lembra de pontos positivos da experiência. ''A Disney oferece muitas vantagens: temos descontos em lojas, boates, restaurantes e outros estabelecimentos. Não pagamos para entrar nos parques nos dias de folga e temos tempo para estudar na Faculdade da Flórida. Durante as folgas, que podem até ultrapassar dois dias, dá para viajar para outras cidades. Depois de um certo tempo, a gente conhece os atalhos para filas mais curtas, melhores lugares para ver os shows, para comer. Isso sem falar das pessoas de diferentes culturas que conhecemos. É uma experiência mágica e ainda fui remunerada por tudo isso. Quando se vai à Disney a passeio, a vontade é voltar; a trabalho, a vontade é ficar'', garante.


