Para prevenir-se contra o problema, nada mais eficaz do que aquele velho conselho dos médicos: não tirar a cera do ouvido. ‘‘A limpeza deve ser feita apenas por fora, por questões estéticas’’, sublinha Ricardo Ferreira Bento.
A cera ou cerume, uma proteção natural do ouvido, é que vai ajudar a repelir a umidade: ‘‘É um tampão natural’’, acrescenta Luc Louis Werckx. O médico salienta que as gotas utilizadas para dissolver a cera do ouvido e assim eliminá-la só devem ser utilizadas por quem realmente a produz em excesso e, somente quando prescritas por um especialista. ‘‘A cera velha é eliminada normalmente pelo corpo. Ela vai para fora do ouvido’’.
Quando entrar água no canal auditivo, nada de dar pulinhos, tapas, usar cotonete ou colocar água quente. Fazer sucção com a palma da mão também deve ser evitado, pois pode gerar descompressão no tímpano. A dica é pingar quatro ou cinco gotas de álcool (o mesmo que se usa em casa) no ouvido. ‘‘O álcool é um desidratante e fará a água evaporar’’, explica Bento. (M.P)

mockup