Nunca é tarde para começar uma conquista. A sedução é um dom natural. Mas como ficam os que nascem sem este talento? É simples. Hoje muitos profissionais, de olho nesta ‘‘demanda de mercado’’, desenvolvem bons trabalhos sobre o assunto. É o caso da professora Fátima Moura que dá cursos de artes sensuais há cinco anos.
Segundo Fátima, a sedução consiste em se atingir os cinco sentidos: visão, olfato, audição, tato e paladar. ‘‘A mulher pode experimentar acender incensos e velas aromáticas no quarto, fazer um caminho de pétalas de rosas até a cama, colocar uma música marcante para tocar, deixar um champanhe ou vinho branco no gelo e preparar uma bandeja com frutas afrodisíacas, como pêssego, cereja, uva e morango. Para completar, vasos com rosas vermelhas, que exprimem paixão’’, adianta. E isto é só o começo.
A professora, que também é coreógrafa há 15 anos, explica que o curso básico tem duração de dois meses, com três horas de aula, uma vez por semana. ‘‘O interessante é que as alunas dificilmente param. Tenho turmas antigas, são mulheres que gostaram tanto do resultado que me pedem para continuar. E sempre preparo coisas novas para elas’’, comemora. As interessadas nas aulas têm entre 25 e 58 anos. ‘‘Com as senhoras, é necessário ter bastante cuidado, pois, muitas vezes, os maridos ficam indignados. Perguntam: ‘‘onde você está andando?’’. Os homens mais velhos, segundo ela, costumam ficar chocados quando as esposas começam a ousar mais na hora do sexo. Neste caso, é necessário todo um processo específico, pelo qual a mulher vai colocando de forma gradativa o que aprendeu nas aulas.
Auto-estima É o caso de Ercília Rosa. ‘‘Fiz umas aulas e um dia resolvi fazer um strip-tease. Foi um verdadeiro fracasso. Meu marido ficou bravo, disse que eu estava ficando maluca. Mas, depois, ele acabou gostando’’, lembra. ‘‘Acho que consegui reacender a chama do nosso amor, que estava bem fraquinha. É aquela coisa, arroz com feijão todo dia, enjoa, não?’’
O strip faz parte das etapas finais do curso. Antes, porém, ela trabalha a auto-estima das alunas. ‘‘É primordial que a mulher aceite o próprio corpo e não se preocupe com os padrões de beleza impostos pela mídia. Ensino que ela deve valorizar o que tem de melhor com aulas de expressão corporal, em seguida vêm as aulas de postura. E como colocar tudo isso para o companheiro sem assustá-lo’’, frisa.
Muitas horas de ensaio depois, a aluna está pronta para o strip-tease. ‘‘É tudo ensaiadinho’’, revela a professora. O objetivo é fazer com que o homem realmente grave aquele momento, ‘‘então, nada pode sair errado’’, pondera. As mulheres aprendem até como tirar a roupa. ‘‘É preciso impressionar antes e depois. E quando o marido já está acostumado com as mudanças na mulher, o curso vai ficando mais picante’’, adianta.
Sedução masculina E os homens, também estão interessados em aprender a seduzir? Sim, conta a professora, que dá aulas para grupos masculinos. ‘‘Tem homem que me procura porque não sabe nem mesmo como aproximar-se de uma mulher. Há os que não sabem se produzir ou mesmo cuidar do corpo e se comportar num encontro’’, destaca. Fátima observa que, dependendo da necessidade apresentada numa entrevista inicial pelo interessado, as aulas são adaptadas. ‘‘Ensino desde boas maneiras num jantar até como tratar a parceira na cama. A importância da atenção no dia seguinte, de dar um telefone, mandar flores, etc’’.
Os homens aprendem até dança. ‘‘Se eles soubessem como são sedutores enquanto estão dançando, todos iriam querer aprender.’’ Falar tão abertamente sobre sua intimidade com uma mulher, não assusta aos alunos. ‘‘Acabo virando amiga e eles me falam tudo, todos os medos e inseguranças’’, aponta. E aprender a seduzir é fácil? ‘‘Claro, desde que você realmente deseje isso. O que não pode é ser uma imposição’’, enfatiza a professora.

mockup