2014 é roxo!
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Elaine Souza<br>Reportagem Local 
Marca detentora de um sistema de identificação, combinação e comunicação de cores, a Pantone anuncia, todos os anos, qual a cor que será destaque em alguns segmentos, entre eles, a moda. Este ano o tom escolhido foi a radiant orchid (orquídea radiante), que substituiu o verde-esmeralda, cor eleita do ano anterior.
Enigmática, a tonalidade de 2014 transita entre os tons de rosa e roxo e influencia o desenvolvimento de peças nas áreas de moda, interiores e design industrial, assim como embalagens de produtos e comunicação gráfica.
Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, órgão responsável pelo estudo e análise das tendências de cores da empresa por mais de uma década, disse em recente entrevista que, enquanto a cor do ano de 2013 serviu como um símbolo de crescimento, renovação e prosperidade, a radiant orchid vem do outro lado da roda de cores para intrigar os olhos e despertar a imaginação.
Na moda, esta tonalidade é mais bem aceita em países frios, já que em países tropicais, como o Brasil, a cor concorre com o tom de pele, explica a estilista Silvia Dorè, de Londrina.
"A orquídea radiante também pode ser chamada de cor púrpura, com variações de rosa, roxo e lilás. Por se tratar de uma cor quente, ela combina mais com o inverno", diz Silvia.
Na hora de compor a produção com este tom, cabe adotar alguns critérios como a mistura de textura, que tira a seriedade e monotonia, segundo Silvia. Combinar tecidos diferentes do mesmo tom na mesma peça, ou usar um top de tecido leve, com boton de tecido mais fechado são as dicas da profissional. "Assim você consegue um visual mais harmônico e requintado", completa.
Para entrar de cabeça nesta moda e não cometer erros, Silvia aconselha fazer misturas de cores que combinam entre si - ou usar o tom apenas nos acessórios. Isso, explica ela, dá uma informação atualizada da moda.
Homens também podem valer-se desta tendência, apostando em gravatas, camisas, camisetas com silk, echarpes, entre outras peças, que, conforme a estilista, dão um toque requintado no visual masculino.
Vale dizer que para quem não quer ou tem medo de apostar em uma produção "roxo total", cores como amarelo, branco, azul claro, marinho e mesmo o jeans se coordenam muito bem com a cor de 2014. "Orquídea radiante é a mistura de vermelho intenso com marinho, portanto, usar com as cores citadas acima, cai muito bem", indica Silvia Dorè.













