Um menino chamado Pedro encontra uma tartaruga. Uma tartaruga chamada Lua encontra um menino. A partir desse encontro uma amizade nasce e floresce em “Pedro e Lua”, livro infantil do escritor e ilustrador Odilon Moraes.

Unindo sensibilidade e profundidade, a obra narra a história do garoto que descobre que a Lua pode ser considerada como uma enorme pedra. Uma pedra gravitando em torno da Terra. Uma pedra-satélite flutuando no espaço.

.
. | Foto: Reprodução

A partir dessa descoberta, Pedro começa a pensar que todas as pedras do Universo são irmãs. Todas possuíam a mesma origem. E sentem saudade uma das outras.

Assim Pedro começa a recolher todas as pedras que encontra pelo caminho com o objetivo de construir uma pequena montanha. Tudo para que as pedras da Terra fiquem um pouco mais perto da irmã, a Lua.

Em sua jornada em erguer a montanha, Pedro encontra uma tartaruga que parece uma pedra. Uma pedra de pernas. Uma pedra viva. Logo o bicho recebe o nome de Lua e ser torna a grande amiga do garoto.

A relação de amizade se estende ao longo dos anos, com Pedro crescendo e Lua envelhecendo. Até o dia em que a tartaruga não consegue mais tirar a cabeça de seu casco. Até o dia em que, envelhecida, Lua se transforma numa pedra sem pernas. Uma pedra sem vida.

Publicado originalmente em 2004, “Pedro e Lua” ganhou nova edição pela editora Jujuba. A obra possui uma maneira diferenciada em falar sobre amor e amizade, sobre saudade e morte. Uma maneira capaz de oferecer afetividade às transformações da vida e conceder leveza às pedras.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“Pedro e Lua”

Autor – Odilon Moraes

Editora – Jujuba

Páginas – 48 (capa dura)

Quanto – R$ 46