Imagem ilustrativa da imagem Uma festa especial
| Foto: Ricardo Chicarelli

Com danças, pulos e sorrisos, mais de 300 pessoas participaram da décima edição da “Balada Especial”, que é realizada em Londrina para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). A festa foi realizada em uma casa noturna e reuniu as sete entidades que trabalham com público especial na cidade, além da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cambé e Centenário do Sul, ambas na Região Metropolitana de Londrina.

O evento contou com DJ, distribuição de brindes, salgados, pipoca, refrigerante e uma apresentação da cantora londrinense Ana Vilela, que ficou conhecida nacionalmente após o sucesso da canção “Trem bala”. Entre uma música e outra, o que não faltou foi celebração entre os convidados, razão de toda a festa. “É legal demais”, resumiu João Felipe Oliveira.

Professora de educação especial no Ilece (Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais), Marlene Vitor Oliveira Camilo contou que os alunos estavam ansiosos pela balada. “Isto é muito importante para eles, pois encontram outras pessoas e vão interagindo”, valorizou.

O evento é organizado por um grupo de amigos, que tem como objetivo promover a inclusão por meio da diversão, além de oferecer uma tarde diferente da realidade da maioria daqueles que têm deficiência, seja física ou intelectual. “É algo tão bonito e que vem crescendo cada vez mais. Não tem nada que explique ver a alegria deles. Enquanto tiver saúde vou continuar fazendo esta festa”, projetou Janeth Shibayama, idealizadora da balada. Cerca de dez voluntários ajudaram, com o apoio de diversas empresas.

****

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN - Faz alusão aos três cromossomos presentes no par número 21, característico de quem possui a alteração genética

RML – Foi instituída em junho de 1998 e atualmente é formada por 25 municípios

mockup