O biólogo e escritor Moacyr Eurípedes Medri vem de uma família de lavradores e trabalhou na roça até os 25 anos. Desde 2010 escreve textos literários, que contrastam com a linguagem de artigos científicos, dos quais já publicou mais de 50. As inúmeras plantas na casa de Medri não escondem seu amor pela botânica – objeto de estudo do escritor. Tampouco os títulos de suas obras: a maioria deles se relaciona com a natureza.

Sua última obra, lançada em maio de 2019, se chama “Pedras, Paus & Pétalas”. Sua paixão pela literatura é fruto da admiração que sentia por um professor no colegial. Enquanto jovem e adulto, ele sempre pensou em ler e escrever, mas a vida o levou para outro caminho: a faculdade de biologia. Em 2010 decidiu se preparar para a transição de professor para escritor. No mesmo ano, lançou seu primeiro livro, “Da Cor da Terra”, contendo 24 contos. Após a boa recepção pela crítica, Medri se sentiu mais motivado ainda para escrever e em 2013 lançou outro compilado de contos, “Cheiro de Chuva”.

.
. | Foto: Natália perezin

Em 2015, lançou seu primeiro romance, “Travessia: a felicidade não mora ao lado”. Seu último livro “Pedras, Paus & Pétalas” tem como espinha dorsal o preconceito racial e foi inspirada na discriminação que duas professoras negras Medri sofriam na escola e nos imigrantes da região. Como Medri, outros autores reconhecidos têm outras profissões, caso de Guimarães Rosa e Moacyr Scliar, por exemplo, que eram médicos. João Cabral de Melo Neto, enquanto exercia a profissão de escritor, era também diplomata. Cecília Meireles também foi pintora e professora.

*Botânica - Estudo científico da vida das plantas e algas

*Discriminação - Tratamento pior ou injusto dado a alguém por causa de características pessoais; intolerância, preconceito.