O tema sustentabilidade está presente na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) desde as competências gerais da educação básica, sendo que a 10ª competência geral determina: "Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidário".

LEIA TAMBÉM:

Leitura de quadrinhos conserva público de todas as faixas etárias


Em consonância com as diretrizes normativas e lado a lado com o cotidiano da sociedade - cada dia mais globalizada - a Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolve atividades pedagógicas com todos alunos da rede em Londrina. Na prática, a inserção permanente de alunos com o meio e que estão inseridos, o respeito a ele, bem como a valorização de cada estudante pelas habilidades desenvolvidas e a compreensão dos estudos.

Durante o Londrina Mais, evento realizado entre os dias 19, 20 e 21 de agosto, no Parque Governador Ney Braga, o público de mais de 20 mil pessoas pode acompanhar trabalhos que estão na rotina das escolas municipais e vão ao encontro das necessidades do ambiente e da sustentabilidade. Educação Ambiental como estratégia de combate ao Aedes aegypti, Sistema Solar, Terrário Sustentável, Microclima e Arte em vidro, Energia elétrica e uso consciente, entre outros.

Durante o Londrina Mais, escolas compartilharam estudos sobre  importância e preservação de ecossistemas terrestres
Durante o Londrina Mais, escolas compartilharam estudos sobre importância e preservação de ecossistemas terrestres | Foto: Emerson Dias/PML/ Divulgação

DESPERDÍCIO ZERO DE COMIDA

Na Escola Municipal Aracy Soares dos Santos, localizada no Distrito de Irerê, a sustentabilidade é assunto presente na rotina escolar. Das aulas teóricas a situações simples do dia-a-dia, esse é um compromisso. De acordo com a diretora da unidade, Ivone Aparecida dos Santos, os hábitos na escola vão ao encontro dos anseios do planeta. Um exemplo é o uso racional da água. "Trata-se de um trabalho diário. Quando lavam as mãos, quando abastecem a garrafa de água que bebem", cita.

Com 170 alunos do P5 ao 5º ano, a diretora destaca também o cuidado para que nenhum alimento seja desperdiçado. "A Prefeitura fornece alimentos de muita qualidade com variedade. Além das frutas, legumes e verduras, reforçamos para os pais e os alunos a importância de refeições equilibradas em todas as fases do desenvolvimento".

Santos lembra que em 2019 a escola atingiu um grande feito ao reduzir o desperdício diário de um balde de alimento para um copo americano. "Enfatizamos para os pais o valor de um trabalho em conjunto", reflete. Arroz, feijão, panqueca, carne moída com molho, folhas variadas como acelga e frutas como melão compõe o cardápio dos alunos.

"É uma comida fresquinha, feita na hora e temos cinco professores que integram a fiscalização setorial. Provamos essa refeição que é maravilhosa até para assegurar aos pais a qualidade", relata a diretora. "Quando há feriados, cuidamos para congelar as frutas que podem virar vitamina, contribuindo para essa cadeia do compromisso com a sustentabilidade", ratifica.

ÓLEO VELHO VALE DINHEIRO

A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Ainda que conceito de sustentabilidade seja complexo e abranja um conjunto de variáveis interdependentes, pode-se compreender o conceito integrado às questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.

Nas aulas teóricas, alunos entenderam como é processo de produção e reutilização do óleo doméstico
Nas aulas teóricas, alunos entenderam como é processo de produção e reutilização do óleo doméstico | Foto: Divulgacao

Na Escola Municipal Leonor Maestri de Held, no Jardim Santa Rita, os alunos do 4º estão empenhados em um projeto de coleta de óleo de cozinha. A prática está na sequência de estudos das disciplinas de Geografia e Ciências, sobretudo no que diz respeito à poluição que o descarte de óleo incorreto pode causar aos rios e ao lençol freático.

De acordo com a diretora da escola, Andressa Carvalho Carrion Pires, a vivência tem sido muito proveitosa. " A Elaine da Silva Ferreira é mãe de aluno na escola e trouxe muitas informações sobre a reutilização do óleo e inclusive nos contou sobre uma usina que fica em Londrina e produz biodisel. Lá podemos entregar o óleo e ainda receber dinheiro ou detergente por ele". Diante desse conhecimento, os alunos iniciaram uma campanha junto à comunidade do bairro para que a população se conscientizasse sobre os perigos de jogar o óleo de cozinha na pia, assim como a possibilidade de vender. "Para cada litro, a usina paga R$2 reais", conta a professora.

Pires comenta que a turma do 4º passou a compreender o processo como um todo. Na atividade, desenvolveram ainda a persuasão em uma campanha de divulgação e produziram material impresso e o distribuíram aos pais de alunos. "Ainda que seja o óleo de uma fritura de um empanado, se cada família fizer isso todos os dias, o dano ambiental é grande", reforça a diretora.

No último sábado (16), data em que se celebrou o Dia da Família na Escola Municipal Leonor Maestri de Held, houve diversas atividades programadas e uma delas foi a coleta de óleo. Na ocasião, os alunos reforçaram os aprendizados e também realizaram uma panfletagem com as famílias presentes, colocando também em dia a oralidade. A adesão das famílias foi significativa e esse é um trabalho que se manterá continuamente.

SEPARAR O RECICLÁVEL É FÁCIL

Na Escola Municipal Professora Tereza Canhadas Bertan, no Jardim União da Vitória, a sustentabilidade é um tema habitual e que ganha, a cada atividade, mais adesão na escola e no bairro. Atentas às demandas e com criatividade, as coordenadoras pedagógicas Daniela Cristiane Martins Diniz e Márcia Souza Menezes, destacam como o conhecimento sobre a reciclagem contribui para a cidadania.

Recentemente, alunos do 2º ano conheceram uma cooperativa e puderam ver que nem sempre o que pode ser reciclado chega nas condições necessárias. "Presenciaram que um pote sujo contamina todo o restante e para que isso não aconteça, é só lavar todas as embalagens", conta Menezes.

A coordenadora afirma que esse trabalho na escola é muito importante. "Temos uma coleta seletiva no bairro, mas infelizmente muitas famílias têm deixado de lado o hábito de fazer a separação", comenta. Menezes reflete que os estudos sobre a reciclagem também são desenvolvidos pelos alunos do 3º e as visitas a campo surtem efeitos. "Compreenderam na prática o protocolo de reciclagem e essa aprendizagem tem gerado uma mudança de comportamento nos adultos e nas crianças e isso graças ao conteúdo estar integrado ao componente curricular e ser exercitado diariamente".