A modernização de um grande centro começa com o planejamento de uma ocupação com eventos culturais e investimentos necessários, principalmente na manutenção das áreas utilizadas por todos e na segurança de frequentadores e trabalhadores, que movimentam o centro e trazem uma nova dinâmica para a região. Esse modelo de gestão, com exemplos de sucesso em cidades europeias, foi apresentado pela professora e pesquisadora Eloísa Ramos Ribeiro Rodrigues, do Centro de Tecnologia e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina durante o terceiro encontro do projeto de revitalização do Centro Histórico, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina. Segundo a pesquisadora, o comércio é um motor muito importante para os centros da cidade, no entanto, as áreas passam por declínio com o esvaziamento das regiões centrais com a 1- MIGRAÇÃO das atividades para outros espaços, que tomam o protagonismo econômico nas cidades, como shoppings e outros centros comerciais urbanos em bairros mais distantes. Para ocupação do Centro de Londrina, principalmente, o Calçadão, Rodrigues defende que uma agenda própria na área cultural e de eventos para criação de um fluxo importante de pessoas na região, onde estão concentrados ativos culturais como museus, o Ouro Verde, o Villa Rica o teatro do Colégio Mãe de Deus, que podem ser “conectados em sinergia para fortalecimento” do centro histórico e comercial com atividades na área de serviços como 2- GASTRONOMIA e entretenimento.

1- Ato de movimentar-se de um local ao outro

2- É o estudo das relações entre a comida, a cultura e a sociedade