Referência em Educação, Cambé adere ao Programa Folha Cidadania
Cidade que tem índice de alfabetização acima da média nacional e estadual, segundo pesquisa, agora também tem escolas integradas ao programa da FOLHA
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de junho de 2024
Cidade que tem índice de alfabetização acima da média nacional e estadual, segundo pesquisa, agora também tem escolas integradas ao programa da FOLHA
Walkiria Vieira
O comprometimento com a Educação tem reflexos em toda a sociedade. E quando o investimento é realizado desde a base da formação escolar, os resultados são indiscutíveis.
Parafraseando a máxima de que 'contra fatos não há argumentos', a gestão educacional do município de Cambé - região metropolitana de Londrina - navega de vento em popa e com planejamento de ir além.
Recente publicação do Ministério da Educação (MEC) divulgou a pesquisa Alfabetiza Brasil com indicativos que integram o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Com os dados colhidos em todo o País, o índice calcula quantas crianças já sabem ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental.
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Em Cambé, 79,1% das crianças foram alfabetizadas em 2023. Isso significa que o município está acima das médias nacional, estadual e dos municípios da região. A apuração consagra um trabalho em equipe, isso é fato.
Ao mesmo tempo, impulsiona a pasta a seguir motivada e com perspectivas a ofertar um plano de ensino de qualidade aos estudantes de todas as unidades escolares do município.
Se uma notícia boa é motivo para começar a semana com o pé direito, o que pensar sobre duas? Sim, pois além do índice alcançado, a Secretaria de Educação de Cambé comemora a sua integração, a partir desta edição, ao Programa Folha Cidadania - com três décadas de existência, que chega a 6.630 alunos em Londrina e, agora, a 1340 estudantes de Cambé.
Em entrevista à FOLHA, a Secretária de Educação, Estela Camata, celebra as duas novidades, renova os agradecimentos a toda a equipe da Secretaria - diretores, coordenadores pedagógicos, professores e funcionários - e, com ânimo, aposta que todos juntos podem se desenvolver mais e atingir um índice superior ao conquistado. "Vamos em busca dos 80% em 2024", afirma.
Que práticas a secretária pode elencar e que levaram Cambé a ser referência em Educação?
Algumas bases sustentam e consolidam os processos de ensino e aprendizagem: 1- trabalho em rede com unicidade das diretrizes e funcionamento administrativo-pedagógico; 2 - Ter referencial curricular norteador para a efetivação de todo o trabalho- com destaque aos Currículos Municipais para Educação Infantil e Ensino Fundamental, atualmente, vêm recebendo notoriedade pela consistência pedagógica; 3 -Operacionalizar um programa de formação continuada robusto, em serviço, com qualidade e aprofundamento dos estudos realizados nos cursos, em que contemple todos os profissionais da educação; 4- Consolidar uma política educacional: destaque mais uma vez em Cambé, que há anos independentemente do perfil governamental, tem a oportunidade da continuidade de todo esse trabalho e percurso. 5- O mais importante: o professor, que de fato ensina e transforma as vidas.
Além das sequências didáticas e todo o regramento do BNCC, a senhora considera que a dedicação, a criatividade e a vocação dos professores e demais educadores de cada unidade contribuíram e contribuem para esse cenário positivo?
Essa é a certeza que tenho: somente pelas “mãos” de um professor comprometido, com formação consistente e não aligeirada é possível formar no outro as máximas potencialidades do seu desenvolvimento. Sem um ensino que intervenha e interaja com o outro, a aprendizagem não se realiza, fica “manca”, a exemplo tivemos o período pandêmico, quando essa distância da escola provocou danos irreparáveis.
O resultado chega como um sentimento de dever cumprido?
O sentimento de estar no caminho certo é motivador para nos superarmos. Já o sentimento de dever cumprido é de realização por estarmos fazendo a diferença na vida de mais 10 mil crianças, pois é legado que não desaparece, ninguém tira.
Trabalhamos com os resultados das avaliações externas com muita análise para definirmos plano de ação e as metas. O índice já alcançado na alfabetização demonstra que todos os encaminhamentos estão progredindo, pois a recuperação está sendo demonstrada.
O resultado do município em 2023 foi de 79,1 % de crianças alfabetizadas no segundo ano, isso demonstra o planejamento da Secretaria para superar os desafios pós-pandemia. Esperamos avançar ainda mais para que já em 2024 possamos alcançar os 80%. Esse índice incide sobre a qualidade da alfabetização dos alunos do 1ª ano. Isto é nossa meta, que os pré-requisitos hoje avaliados no 2º ano sejam alcançados junto às crianças de 1º ano da nossa rede de ensino.
Os pais ou responsáveis pelos alunos, por sua vez, se expressam ao saber que a educação oferecida é de qualidade?
Não tem como não ficarem, pois nossas escolas têm planejado muitos momentos ao longo do ano letivo para que os responsáveis vivenciem, observem, participem e tenham todas as informações necessárias sobre o desenvolvimento das crianças.
Esses momentos planejados fazem parte do Projeto de Integração Família e Escola, que abrange: palestras formativas aos pais, mostra de trabalhos, reuniões de acompanhamento sobre o aproveitamento escolar, apresentações e vivências de atividades junto às crianças. Todo o feedback pode ser acompanhado por meio de nossas redes sociais. É recompensador!
Em um mundo que segue em transformação, que desafios a secretaria poderia citar em relação à sala de aula, por exemplo?
Essa é uma das questões bem desafiadoras. Vivemos um novo tempo e ele carrega consigo todas as transformações, inclusive as das crianças. Desenvolver nelas a atenção requer um planejamento de ensino que disponha o uso de instrumentos diversificados: os jogos, toda a grandiosidade da tecnologia, atividades desafiadoras que provoquem e motivem o pensamento avançar.
Como a tecnologia está integrada, nos dias atuais, à formação dos alunos?
A tecnologia faz parte da funcionalidade da vida, não tem como negar e omiti-la dentro do âmbito escolar. Neste lugar e sem perder de vista a função de ensinar, precisamos incluí-las na rotina pedagógica para que haja a superação do pensamento humano em manipulá-las e não deixar se manipular. Assim, esses recursos permanecem a serviço do humano e que não fiquemos reféns.
Sobre o uso do GPT, por exemplo, ao ensinar a criança manipulá-o já estaremos desenvolvendo as capacidades de agir, de idear estratégias para busca de informações, no qual o acesso à leitura também dá subsídios para o avanço do pensamento. Caso isso seja negado no processo de ensino, o uso do recurso tecnológico será utilizado como cópia, por exemplo, sem que haja desenvolvimento algum da mente.
Educação integrada ao Programa Folha Cidadania
Estela Camata valoriza a adesão ao programa para a formação dos estudantes e divulgação dos trabalhos realizados em salas de aula
A Rede de ensino de Cambé tem 44 unidades escolares, sendo 27 CMEIS e 17 Unidades de Ensino Fundamental I, somando 10.637 alunos. Todas as unidades recebem regularmente manutenção , desde pequenos serviços, até reformas, como pintura, troca de telhado entre outros.
Já em fase de construção, a Escola Municipal Santa Izabel e um novo CMEI vão atender atender em torno de 130 crianças na região de Jardim Ana Rosa, como também, coberturas de sete quadras esportivas em unidades que ainda não tinham sido contempladas.
Estela Camata considera que a adesão ao programa Folha Cidadania representa um recurso e um instrumento a ser utilizado no ensino. "Temos um direcionamento pedagógico principalmente para as aulas de Língua Portuguesa, em que os alunos se apropriam da leitura, escrita e de todos os recursos linguísticos necessários para comporem notícias, classificados, anúncios, carta do leitor, etc", cita.
Do alto de seu esclarecimento, a secretária reconhece que o caderno Cidadania colabora na formação dos estudantes. "À medida que os textos apresentados aproximam as significações dos alunos, com temas e características textuais que são adequados a eles", ratifica.
De circulação semanal, a publicação destaca a educação, seus valores e profissionais e, do ponto de vista de Camata, a relevância é explícita. "Não há dúvidas de que a oportunidade de ter os trabalhos executados pelos professores publicados por um jornal respeitado como a Folha de Londrina representa confiabilidade, corroborando para nos tornarmos reconhecidos nos esforços de toda Rede de Ensino. Nosso objetivo, nosso maior fim, é o aluno e seu desenvolvimento pedagógico e humano, para estar pronto para enfrentar os desafios que a sociedade impõe", observa.