Existem casas em que as pessoas jogam lixo no chão, espalham louça suja pela cozinha, jogam roupa encardida em qualquer canto, deixam restos de bolacha sobre o sofá e não acionam a descarga da privada do banheiro.

Tem casa que fica suja porque ninguém limpa.

Existem casas em as pessoas recolhem o lixo do chão, lavam a louça da cozinha, esfregam as roupas sujas, passam pano no chão da casa, recolhem os restos de bolacha do sofá e lavam o banheiro.

Tem casa que fica asseada porque tem alguém que limpa.

Aprender a cuidar e limpar a casa é tema de “Quem Limpa?”, livro infantil de Bianca Santana que acaba de ser lançado pela editora Companhia das Letrinhas.

Com ilustrações de Ana Cardoso a obra aborda um assunto raro nos livros para crianças: a necessidade de cooperação, colaboração e divisão no trabalho de limpeza doméstica.

Em “Quem Limpa?”, a autora revela que em toda casa a sujeira acontece. Todo mundo sempre suja alguma coisa. Mas a limpeza e a arrumação da casa não acontecem em um passe de mágica. Alguém precisa realizar o trabalho, realizar a tarefa, fazer a limpeza.

Existem casas em que o trabalho de limpeza é geralmente realizado por mães, avós, tias e filhas. Pais, avós, tios e filhos normalmente ficam de fora das tarefas.

Existem casas em que os adultos pagam para uma funcionária fazer o trabalho de limpeza doméstica. Um trabalho pouco valorizado e mal remunerado realizado por mulheres. Algo impregnado na sociedade brasileira.

Bianca Santana, em “Quem Limpa?”, propõe para adultos e crianças a prática de cada um limpar a própria bagunça e a própria sujeita. Com todo mundo ajudando a manter a casa limpa e asseada: “E que cada criança possa, aos pouquinhos, se responsabilizar pelas tarefas de limpeza doméstica que conseguir fazer.”

Serviço:

“Quem Limpa?”

Autora – Bianca Santana

Ilustrações – Ana Cardoso

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 32

Quanto – R$ 12,90

mockup