Promessa é promessa. Mas pode ser cumprida ou não ser cumprida.

Existem várias fábulas antigas onde a promessa aparece como temática.

.
. | Foto: Reprodução

Existe a fábula do leão que solicita ao camundongo que roa a corda da armadilha na qual está preso. Existe também a fábula do escorpião que pede para que o sapo o carregue nas costas até outra margem do rio.

Em ambas há uma promessa realizada entre o lado mais forte e o lado mais fraco. Uma promessa que pode ser cumprida ou não ser cumprida.

O contador de histórias sul-africano Valanga Khoza retoma estas duas fábulas em “Dumazi e o Grande Leão Amarelo”, livro infantil lançado pela editora Brinque-Book com ilustrações de Martt Ottley.

A obra narra a história de Dumazi, uma garotinha da etnia zulu que vive na savana africana. Tudo começa quando a menina sai de casa para buscar água no poço e encontra um leão preso numa armadilha.

O leão pede socorro, solicita que Dumazi o liberte. E logo aparece um dilema: por mais que a menina deseje libertar o animal, sabe que o leão pode devorá-la após ser liberto.

Após uma breve conversa, o leão realiza uma promessa. Faz o juramento de que não vai devorar a menina se ela o ajudar. Mas logo após ser libertado, o bicho, com a boca salivando, está propenso a quebrar o juramento: “Minha barriga fala a linguagem da fome, não a de promessas...”.

Para se salvar da enrascada, Dumazi tenta ludibriar o animal com uma proposta: ela aceita ser devorada pelo leão somente após ouvir a opinião dos animais da savana sobre o assunto.

E aquilo que parecia uma salvação torna-se uma nova enrascada. Na opinião dos animais, seja girafa, elefante ou macaco, o leão deve devorar a menina porque ela é humana. Porque os humanos matam os animais sem dó nem pena, destroem o meio ambiente em que os bichos vivem, colocam fogo nas matas e muito mais.

Mas a pequena Dumazi não se dá por vencida. E encontra uma solução inusitada para fazer o leão entender o que é uma promessa e o sentido de cumpri-la.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“Dumazi e o Grande Leão Amarelo”

Autor – Valanga Khoza

Ilustrações – Martt Ottley

Editora – Brinque-Book

Tradução – Gilda de Aquino

Páginas – 36

Quanto – R$ 44,90