Incentivar ideias, alimentar sonhos e mostrar caminhos que já deram certo é parte da formação de um indivíduo. Ciente da capacidade dos alunos e das habilidades que podem desenvolver desde os primeiros anos escolares, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) retomaram as atividades do projeto que visa estimular o empreendedorismo infantil nos alunos do 1º ao 5º ano, da rede municipal de ensino.

Bonecos feitos com material reciclado vão ao encontro de uma das vertentes do projeto: a sustentabilidade
Bonecos feitos com material reciclado vão ao encontro de uma das vertentes do projeto: a sustentabilidade | Foto: Vivian Honorato/ N.Com

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma parceria com o Sebrae desde 2016 e , do ponto de vista da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, retomar o empreendedorismo é uma prática valiosa. “ Para atender a necessidade específica do pós-pandemia, o projeto passou por uma reformulação, sem deixar de trabalhar todo o comportamento empreendedor nas crianças, porque ele faz toda a diferença para a vida".

Na prática, para estimular o pensamento empreendedor nas crianças, o projeto tem duas linhas de trabalho, em que todos têm acesso à experiência pedagógica. Nos próximos três meses, os alunos dos 1º ao 4º ano trabalharão a alimentação saudável e os estudantes do 5º ano se dedicarão à sustentabilidade.

Para dar andamento aos trabalhos, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu novos itens para a merenda escolar. Esses alimentos serão utilizados pelas crianças do 1º ao 4º ano para fazer receitas culinárias, vitaminas, sucos e saladas de frutas, que depois serão utilizadas nas brincadeiras de mercadinho, onde os alunos também poderão usar os novos jogos educativos comprados pela Prefeitura de Londrina, para colocar em prática, por exemplo, as contas matemáticas, raciocínio lógico de marketing.

Entre os passos ensinados no projeto estão aplicações práticas de comportamentos simples, mas que fazem toda a diferença, como pensar a respeito do sonho, sobre quais são as prioridades, como dividir o sonho maior em metas menores e alcançáveis, como se organizar e planejar as ações que são necessárias, como manter a perseverança nos momentos de dificuldades, como ter comprometimento com as ações, e sobre a responsabilidade própria que cada um precisa ter consigo mesmo, sem colocar o que é de sua responsabilidade para o outro.

DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E PROATIVIDADE

A coordenadora do projeto pelo Sebrae, Alessandra Almeida, explica que coube ao Sebrae oferecer todo o apoio nesse processo de construção para que o conteúdo fosse adequado para trabalhar os comportamentos empreendedores na sala de aula. Nossa parceria é fantástica, a Secretaria se envolve em todas as etapas. "Esse é um trabalho é de extrema importância para o desenvolvimento de comportamentos e habilidades empreendedoras, questões estas que vão impactar diretamente na formação das crianças e contribuir para que sejam protagonistas de suas próprias histórias, assim como desenvolverem com capacidade de liderança e gestão," expõe.

Alessandra Almeida, coordenadora do projeto no Sebrae: "Desenvolver o comportamento empreendedor vai impactar diretamente a formação das crianças"
Alessandra Almeida, coordenadora do projeto no Sebrae: "Desenvolver o comportamento empreendedor vai impactar diretamente a formação das crianças"

Os trabalhos com as crianças em sala de aula terão início na próxima semana e devem perdurar até novembro deste ano, sendo que parte dos resultados serão apresentados no Londrina Mais, que acontece de 20 a 22 de outubro no Parque Ney Braga. Na Escola Municipal San Izidro, região Leste da cidade, o projeto será retomado conforme a sequência didática elaborada pela Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a coordenadora da unidade, Rosiane da Silva Mendes Oliveira, a escola já desenvolveu o empreendedorismo em outras oportunidades e a experiência é válida. Na pandemia foi suspenso, agora seguiremos com o material adaptado nesse último trimestre", informa.

A coordenadora reconhece a importância de experiências como essa e também da parceria com o setor de merenda e o pedagógico. "A pedagogia empreendedora agora é lei e a culminância de nosso projeto é uma feira. "Na mais recente, empreenderam com prestação de serviço, onde ofereceram sessão de cinema e produtos como tempero, brinquedos reciclados e barraca de pastel, "cita. "O mais interessante é que passam por todos os processos e somam conhecimento em todas as disciplinas".

Na Escola Norman Prochet, na região Sul de Londrina, os alunos também já estão preparados para empreender. A diretora da escola, Margarida Cândida Silva Lopes acredita na proposta e considera que entre os pontos a serem relevantes a serem considerados estão autonomia, produtividade e a proatividade.

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