A educação não é uma prática isolada e não se restringe ao ambiente escolar. A educação é um direito e um conjunto de ações que abrangem o desenvolvimento do cidadão e de suas potencialidades, habilidades e competências. Assim, entre os seus objetivos, o desenvolvimento pleno por meio do processo de ensino e aprendizagem. O ano letivo de 2023 segue investindo nos pilares do Programa Vida: Valores; Inclusão, Desenvolvimento Humano e Afetividade em prática na Rede Municipal de Educação, criado em 2019 e implantado em 2020.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), dá continuidade ao programa por meio de vídeoaulas, direcionado a todas as 88 escolas, 33 Centros Municipais de Educação (CMEIs) e 58 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com a Prefeitura de Londrina - e hoje alcança cerca de 30 mil alunos - por meio da abordagem de aspectos socioemocionais com conversas centradas em temas sensíveis que são levantados a partir de pilares envolvendo autoconhecimento e autocuidado, comunicação, trabalho e projeto de vida, empatia e cooperação. A responsável pelos Projetos Pedagógicos e Eventos da SME, Carla Cordeiro, contou que, atualmente, o programa está disponibilizando uma vídeoaula por semana.

Para Carla Cordeiro, também coordenadora do VIDA e responsável pelos projetos e eventos da SME, as ações do programa colaboram para ampliar a conexão entre educador e aluno em momentos produtivos e de reflexão. “Os estudantes se reconhecem nas atividades e ficam abertos para poder estar em um espaço segura de fala e escuta, proporcionado pelos círculos de diálogo. A equipe do VIDA também é composta por Raira Cibele, responsável pela editoração dos materiais produzidos pela SME e produção de material deste programa; Thayla Bento, responsável pelas visitas e manipulação dos personagens; e Viviane Perez, da Gerente da Formação Continuada da SME.

Na Escola Municipal Nina Gardemann, no jardim Tókio, além de presente nas videoaulas, os valores são aplicados no cotidiano escolar, bem como nos eventos que culminam na celebração de muitos aprendizados. "São exemplos, a Festa da Família, o Show de Talentos e o Dia dos Avós", destacam a diretora Silmara Cordeiro de Araujo Monte e auxiliar de direção da unidade, Graziela Dalpozo Alves.

Dia dos Avós na Escola Nina Gardemann: troca de conhecimentos sobre o respeito aos mais velhos
Dia dos Avós na Escola Nina Gardemann: troca de conhecimentos sobre o respeito aos mais velhos | Foto: Divulgação

AÇÕES INTEGRADAS

Fazem parte do programa atividades impressas para alunos que não têm conectividade, enviadas nos kits escolares. E, para este ano, está programada a veiculação de caderno sobre o programa, voltado ao professor. Em 2020, foram realizados, por meio da iniciativa, 50 círculos de diálogos com servidores e famílias, 15 círculos de diálogos virtuais com alunos de diferentes unidades escolares; 35 vídeoaulas e sete lives de acolhimento a professores e familiares, com diferentes convidados, as quais registraram uma média de 5 mil visualizações, via transmissão pelo YouTube.

A iniciativa é baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio do Direito de Aprendizagem (Competências), da Justiça Restaurativa, Amor Exigente e Projeto de Professores Mediadores que também atuam nas unidades escolares com círculos de diálogos. Dessa forma, o intuito do programa é humanizar ainda mais a educação e possibilitar a formação integral do ser humano, pensando no diálogo sobre valores, inclusão, emoções, afetividade, respeito, cultura de paz, solidariedade, saúde mental, entre outros fatores. O desenvolvimento desses círculos em sala de aula é uma ferramenta da Justiça Restaurativa, que busca formas de solução de conflitos sem o apelo à violência, seja ela psicológica, física ou moral.

Uma das coordenadoras do Programa VIDA e responsável pelos projetos e eventos da SME, Andrea Militão, explica que conforme as faixas etárias das turmas, os temas começam a ser trabalhados como foco nas emoções mais básicas e vão evoluindo de acordo com a idade das crianças. “Por exemplo, na Educação Infantil falamos sobre o que é o amor, alegria, tristeza, já no quinto ano abordamos temas como bullying, ansiedade, preconceito, memória afetiva”, citou.

Encenação com bonecos do Programa VIDA em sala de aula com abordagem sobre preoconceitos, bullying, ansiedade e outros temas importantes
Encenação com bonecos do Programa VIDA em sala de aula com abordagem sobre preoconceitos, bullying, ansiedade e outros temas importantes | Foto: Vivian Honorato/ NCom

DO NOTICIÁRIO À SALA DE AULA

O material de base do projeto reúne os cadernos dos professores (Educação Infantil até o 5 º ano) com todas as aulas preparadas para serem aplicadas em sala de aula, o tema e o vídeo produzido pela equipe do VIDA. Também traz sugestões de perguntas para serem feitas no círculo de diálogo, além de uma atividade de registro para os alunos fazerem em casa com a família.

Os círculos de diálogo nas salas de aula vêm fortalecendo os laços entre alunos e professores, criando um ambiente positivo que estimula, dentre vários aspectos, o respeito, a empatia e a solidariedade. Na última semana, alunos da Escola Municipal Roberto Alves Lima, localizada no Jardim Industrial 2, região leste de Londrina, demonstraram seu sentimento às vítimas do terremoto que atingiu a Turquia, recentemente, e também às famílias afetadas pelas chuvas intensas no litoral de São Paulo, evento extremo que deixou mortos, desabrigados e causou muitos danos e prejuízos.

Durante uma roda de conversa do Programa VIDA, as crianças falaram sobre o tema e respeitaram um minuto de silêncio em sala de aula, antes do início das aulas. Segundo o diretor da escola, Amauri Cardoso, o VIDA trabalha com a perspectiva de levar aos alunos valores humanos como respeito, paciência, resiliência, determinação, empatia, tolerância, entre outros, tão importantes. "Trabalhamos estes temas e a solidariedade com o povo afetado na Turquia e também no litoral paulista, em um ato de empatia e foi emocionante. Este projeto está espalhado por toda a rede municipal, alcançando milhares de alunos de Londrina e dos distritos rurais”, enfatizou o diretor.

Uma das novidades do programa é a formação de uma equipe que está indo até as escolas em visitas com a presença dos personagens “alunos” Vidinha, Kiko e Serena, da SME, fantoches que integram a iniciativa e estampam os materiais escolares dos alunos da rede municipal de educação de Londrina. Estes fantoches já eram utilizados em outras ações e eventos da SME. “As crianças podem reconhecer os bonecos que estão em seus cadernos, o que dá mais sentido ao que está sendo desenvolvido”, frisou Carla Cordeiro.

O VIDA já teve participação em eventos e encontros na cidade, e foi destaque em um estudo, em 2022, sobre saúde mental nas escolas. O levantamento “Boas práticas de saúde mental em escolas: um olhar para 8 países” avaliou e buscou iniciativas escolares bem-sucedidas e voltadas à saúde mental. A elaboração foi pelo Vozes da Educação em parceria com Fundação Lemann, que colocaram o VIDA em destaque dentre as ações das escolas brasileiras.

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